O Vasco da Gama confirmou, na noite da última sexta-feira (20), a rescisão do contrato do meio-campista Philippe Coutinho, após o jogador manifestar o desejo de deixar o Cruzmaltino.
De acordo com informações do jornalista Diogo Dantas, do jornal O Globo, o atleta cogita se aposentar dos gramados, alegando desgaste mental. Segundo a publicação, a possível aposentadoria causou apreensão entre pessoas próximas ao jogador, que torcem para que ele continue atuando profissionalmente.
Durante sua passagem pelo clube carioca, Coutinho tinha a expectativa de voltar a ser convocado pelo técnico Carlo Ancelotti para a Seleção Brasileira. No entanto, o meia entendeu que não valeria a pena permanecer caso continuasse recebendo o tratamento recente por parte da torcida vascaína. Pela Amarelinha, ele fez 68 jogos, contribuindo com 21 gols e 11 assistências, jogando a Copa do Mundo de 2018 pela Pentacampeã.
Nos bastidores, o jogador demonstrou incômodo com as críticas recebidas dos torcedores. Na visão do meio-campista, as cobranças foram potencializadas por influenciadores digitais e pela cobertura da imprensa.
Em sua segunda passagem pelo Vasco, Coutinho disputou 81 partidas, marcou 17 gols e distribuiu sete assistências.