Campeonato Mineiro de 2026 terá uma novidade na fase decisiva; confira

A competição terá início em 10 de janeiro, com encerramento programado para o mês de março, em maio ao Campeonato Brasileiro

5 nov 2025 - 21h44
(atualizado às 21h44)
FMF divulgou a tabela completa da fase de grupos do Campeonato Mineiro 2024
FMF divulgou a tabela completa da fase de grupos do Campeonato Mineiro 2024
Foto: Pedro Souza/Atlético / Esporte News Mundo

O Campeonato Mineiro voltará a ter decisão em jogo único a partir da edição de 2026. A mudança foi confirmada na tarde desta quarta-feira (5), durante o conselho técnico realizado no Mineirão, com a presença de representantes da Federação Mineira de Futebol e dos clubes participantes. A competição começará no dia 10 de janeiro.

A edição de 2026 contará com 12 equipes: América-MG (Belo Horizonte), Athletic (São João del-Rei), Atlético-MG (Belo Horizonte), Betim (Betim), Cruzeiro (Belo Horizonte), Democrata (Governador Valadares), Itabirito (Itabirito), North (Montes Claros), Pouso Alegre (Pouso Alegre), Tombense (Tombos), Uberlândia (Uberlândia) e URT (Patos de Minas). As equipes North e URT conquistaram o acesso.

Publicidade

Os 12 clubes participantes foram distribuídos em três grupos distintos. As equipes não se enfrentam entre si dentro das próprias chaves, jogando apenas contra os adversários dos outros grupos, em turno único — totalizando oito rodadas.

Ao término da fase classificatória, avançam para as semifinais — disputadas em jogos de ida e volta — os líderes de cada grupo e o melhor segundo colocado na classificação geral. A grande final será em partida única, marcada para o dia 8 de março, no Mineirão, com mando da Federação Mineira de Futebol (FMF). Em caso de empate no tempo normal, o campeão será decidido nos pênaltis. Já os dois piores times entre os últimos colocados de cada grupo serão rebaixados.

A partir da temporada 2026, todos os jogos contarão com a utilização do árbitro de vídeo (VAR). As revisões e decisões tomadas em campo serão divulgadas nas plataformas oficiais da FMF, ampliando a transparência das partidas.

O formato atual foi ajustado para se adequar ao calendário definido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que reduziu os campeonatos estaduais de 16 para 11 datas, mantendo o período de disputa entre 11 de janeiro e 8 de março.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações