Atlético-MG x Cruzeiro: o balanço dos clubes no início de temporada

Atlético-MG e Cruzeiro iniciam a disputa da final do Campeonato Mineiro, neste sábado, às 16h30, na Arena MRV.

29 mar 2024 - 08h06
(atualizado às 08h06)
Atlético e Cruzeiro em primeiro clássico do ano
Atlético e Cruzeiro em primeiro clássico do ano
Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro / Esporte News Mundo

Atlético-MG e Cruzeiro iniciam a disputa da final do Campeonato Mineiro, neste sábado, às 16h30, na Arena MRV. Antes de chegarem à decisão, Galo e Raposa passaram por situações nesses primeiros meses de 2024. Desta maneira, o ENM fez um levantamento de como as equipes chegam à decisão do Estadual. Será que mesmo avançando à final as equipes estão consistentes?

Galo: desempenho abaixo e mudanças

O Atlético-MG teve um início de ano bem complicado. A equipe chegou com alta expectativa por conta da contratação de Gustavo Scarpa, que se juntou a Paulinho e Hulk. Contudo, o meia, assim como maior parte do elenco, não conseguiu engrenar seu estilo de jogo. A equipe encontrou momentos complicados nesses três primeiros meses. Em 10 jogos, foram cinco vitórias, dois empates e três derrotas. Uma desses revés aconteceu em clássico contra o Cruzeiro, na Arena MRV.

Publicidade

Além do mau desempenho dentro das quatro linhas, o técnico Felipão dava declarações em coletiva que não estavam agradando à diretoria e torcida. Desta maneira, o Galo preferiu demitir o treinador. Em pouco tempo, o clube fechou com o argentino Gabriel Milito, que fez bom trabalho no Argentinos Juniors. O comandante fará a sua estreia contra o Cruzeiro na final e já tem que preparar a equipe para também a Conmebol Libertadores.

Fora de campo, o Atlético-MG ainda viu perder o diretor executivo Rodrigo Caetano, um dos mais renomados no mercado, para a CBF. No entanto, a substituição foi rápida: Victor Bagy, ex-goleiro e ídolo do Alvinegro, assumiu a função e trouxe o novo treinador.

Torcidas de Atlético-MG e Cruzeiro prometem festas em finais do Mineiro

Raposa: eliminação precoce, mas mantém alta expectativa

Do outro lado, o Cruzeiro iniciou 2024 com grandes expectativas por causa da contratação de Nicolás Larcamón. Além dele, o clube celeste fez inúmeras contratações que podem ajudar a equipe ao longo dos campeonatos. Aos poucos, o argentino colocou sua cara dentro de campo, mas ainda precisa de ajustes.

Em 11 jogos, foram sete vitórias, dois empates e apenas duas derrotas. Pelos números, o aproveitamento é bem positivo, mas as derrotas foram pesadas para o treinador. A primeira aconteceu em clássico com o América-MG e a segunda para o Sousa-PB, que culminou na eliminação na Copa do Brasil logo na primeira fase. Com a queda, o Cruzeiro perdeu quase R$ 8 milhões do que poderia ter levado com o objetivo mínimo alcançado.

Publicidade

Para a final do Mineiro, o Cruzeiro chegou com a melhor campanha da primeira fase. Com isso, o time volta a disputar o título tendo vantagem no confronto.

Vai ter o 100º clássico do século

Os clubes vão disputar o centésimo confronto no século. Com 98 clássicos realizados desde 2001, os dois times decidirão o título estadual nos dias 30 de março, na Arena MRV, e no dia 7 de abril, no Mineirão, em Belo Horizonte.

A Raposa leva vantagem em duelos com o Galo. Ao todo, foram 40 vitórias do Celeste contra 31 triunfos do Alvinegro, além de 27 empates entre os rivais. Desde 2001, o Cruzeiro já marcou 142 gols em clássicos contra o Atlético. Já o Alvinegro balançou as redes 123 vezes.

Além disso, o Cruzeiro está invicto na Arena MRV, nova casa do Atlético-MG, e tentará manter um feito que só ele conseguiu no local: não sofrer gol no estádio. A equipe celeste já jogou duas vezes no local.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações