Empresário fala em armadilha de Barcelona, Santos e Neymar

4 fev 2016 - 12h16
(atualizado às 13h48)
Foto: EFE

O empresário Delcir Sonda, do grupo DIS, acusou Barcelona, Santos, Neymar e o pai do atleta nesta quinta-feira, em entrevista coletiva concedida na Espanha, para falar sobre a ação em que tenta provar que era detentor de 40% dos direitos econômicos do atacante.

"Me sinto traído, pessoal e financeiramente. Isso se trata de uma armadilha entre Barça, Santos, Neymar e seu pai", disse o brasileiro, que falou com a imprensa junto com o espanhol José Barral, diretor da empresa.

Publicidade

Sonda disparou contra o camisa 11 do time catalão, dando a entender que é com o jogador o maior descontentamento, por isso, dirigiram uma mensagem direta a ele.

"Você é um jogador fantástico, e eu não gostaria que entrasse para a história por atos criminosos. Você deve mostrar suas maturidade dentro e fora de campo. Espero que resolva seus problemas judiciais no Brasil e Espanha. Minha empresa e eu esperamos mais de você", afirmou Sonda.

O empresário está no país europeu para acompanhar de perto o andamento do processo que move para reinvindicar a porcentagem que diz ser correta na transferência do atacante do Santos para o Barcelona, em 2013.

Sonda disse na coletiva que investiu em Neymar até 2009, quando se tratava apenas de uma jovem promessa, cuidando do atleta a ponto de oferecer um tratamento diferenciado, quase de um filho, com aulas de inglês, fisioterapia.

Publicidade

"Nos aproximamos muito da família de Neymar. Com os pais, ele ia aos domingos para a casa do meu irmão, na praia de Santos. Lá, faziam churrascos", afirmou.

De acordo como o sócio-fundador do grupo DIS, entre 2009 e 2010, houve a compra de 40% dos direitos do atleta e que, já na época, observava que "não contavam para nada" com ele. Teria sido quando o Santos deu ao pai de Neymar liberdade para negociá-lo.

Em 2011, segundo Sonda, aconteceu um fato chave, que provocou a batalha judicial que está acontecendo na Audiência Nacional espanhola.

"Quando Santos e Barcelona jogaram a final do Mundial de Clubes, Neymar já tinha assinado contrato com o Barça 15 dias antes. Minha indignação foi total, me senti traído. Tinha 40% dos direitos e não me chamaram para negociar. Além disso, aquilo freou negociações com outros clubes", garantiu o empresário.

O responsável pelo grupo DIS explicou que teve conhecimento sobre os detalhes do contrato apenas em 2013.

Publicidade

"Nos interamos pela imprensa dessa traição. Naquele ano, a DIS foi informada que o Santos havia vendido Neymar ao Barça por 17,1 milhões de euros, e mais tarde soubemos pela imprensa que a justiça de Barcelona considerava supostamente simulados os contratos assinados entre os clubes", detalhou.

Sonda garantiu que, a partir deste momento, decidiu ingressar com ação para demonstrar que sua empresa havia sido "enganada" e tentar recuperar os valores a que tem direito.

"Me considero vítima de um assalto da pior espécie. Neymar filho disse que nem conhecia. Isso é uma farsa. Estive muitas vezes com ele, jantei na casa dele muitas vezes, embora conversasse mais com o pai. Por isso, para mim, é uma punhalada nas costas", garantiu o responsável pela DIS.

Sonda ainda revelou que o pai de Neymar tentou comprar os 40% dos direitos do filho que cabiam a Sonda por valor 15 vezes menor que o estimado no mercado.

Publicidade

"Não somos tolos. A justiça esclarecerá tudo", concluiu Sonda.

  
Quer ficar por dentro dos resultados e novidades de futebol?
Ativar notificações