O meio-campista Thiago Mendes é outro exemplo no Vasco de que a paciência com a readaptação e aprimoramento da parte física pode ser as solução para a melhora do desempenho. Afinal, desde que retornou ao Brasil e o acerto com o Cruz-Maltino, ele gradativamente se firma como jogador de confiança de Fernando Diniz. Além de corresponder à aposta de sua contratação pelo departamento de futebol.
O volante foi o primeiro reforço do Vasco na segunda janela da temporada passada. O camisa 23 retornou ao país em julho de 2025 cercado de expectativa pelo desempenho que apresentou por Goiás e São Paulo no Brasil. Além do período em que atuou no futebol francês por Lyon e Lille.
Entretanto, a princípio, Thiago Mendes demonstrou dificuldade, já que retornava aos gramados após período de seguidas lesões. A passagem no futebol do Catar também interferiu pelo estilo menos intenso e calendário com menos compromissos. Portanto, ele precisou passar por um período de readaptação e recondicionamento físico.
A propósito, tais procedimentos foram essenciais para que ele crescesse de rendimento. Pela questão física defasada, ele começou como alternativa no banco, jogava alguns minutos das partidas e intercalava com situações que nem sequer deixava a reserva. As oportunidades como titular vieram na parte final da edição passada do Campeonato Brasileiro. No caso, em duelos contra Internacional e Mirassol, nas 36ª e 37ª rodadas do torneio, quando se destacou individualmente.
Trabalhos específicos e crescimento no Vasco
Inclusive em período que aparentava estar melhor fisicamente. As boas apresentações continuaram nas etapas decisivas da Copa do Brasil. Especialmente nos confrontos em que encarou o Fluminense e o Corinthians. Posteriormente, em 2026, com uma condição física mais adequada, Thiago Mendes detém maior frequência em campo. O camisa 23 atuou em cinco dos sete compromissos do Vasco neste início de temporada.
No empate com a Chapecoense em São Januário, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, na última quinta-feira (05/02), o volante voltou a se sobressair individualmente. No contexto da etapa criativa do time, ele se mostrou crucial nos 80 minutos em que esteve no campo.
De acordo com o site "Sofascore", o meio-campista foi autor de três chances, duas delas sendo grandes oportunidades. Além de 98% de passes corretos e acerto em todos os 63 toques na fase ofensiva. Defensivamente, Thiago Mendes também se mostrou relevante com a recuperação de cinco bolas. Além disso, ganhou os seis duelos no chão que se envolveu no jogo.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.