Justiça baiana decreta prisão preventiva de torcedor argentino filmado imitando macaco para jovem negro

Homem foi identificado como Sebastian Fernando Ayala, e ele conseguiu sair do Brasil horas após o crime

19 jul 2026 - 09h18
(atualizado às 11h19)
Argentino é acusado de gesto racista durante comemoração da Copa na Bahia; veja vídeo
Video Player

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) decretou a prisão preventiva de Sebastian Fernando Ayala, torcedor argentino que foi filmado imitando um macaco em direção a um jovem negro enquanto assistiam à partida da semifinal da Copa do Mundo, na última quarta-feira, 15, em Morro de São Paulo, destino turístico baiano. Sebastian, porém, já deixou o País.

Segundo a decisão do juiz Marcelo Logrota, o torcedor estava hospedado na localidade e realizou viagem de fuga horas depois do crime. O argentino foi denunciado por injúria racial, que no Brasil é crime que prevê pena de reclusão de 2 a 5 anos. 

Publicidade

"O perigo gerado pelo estado de liberdade do representado reflete-se na necessidade de resguardo da ordem pública e na garantia de aplicação da lei penal, nos termos do artigo 312 do Código de Processo Penal", considerou o magistrado. 

"Ademais, a necessidade de assegurar a aplicação da lei penal mostra-se evidente e urgente diante da fuga imediata do representado do distrito da culpa", complementou. 

De acordo com registros de câmeras de segurança e bilhetes de passagens aéreas, Sebastian Fernando conseguiu deixar a ilha de Morro de São Paulo e chegar até o Aeroporto de Salvador pouco depois do crime, tendo embarcado em um voo doméstico às 5h de quinta-feira, 16, com destino ao Rio de Janeiro, de onde depois seguiu em voo internacional para Buenos Aires, no mesmo dia. 

Argentino conseguiu deixar o Brasil horas após o crime
Argentino conseguiu deixar o Brasil horas após o crime
Foto:

Para o juiz, a saída imediata do Brasil "demonstra o nítido propósito de frustrar a persecução penal estatal e inviabilizar a aplicação da lei penal brasileira". Para que o mandado seja cumprido, a Polícia Federal foi oficiada da decisão, que também foi registrada no Banco Nacional de Mandados de Prisão. 

Publicidade

Relembre o caso

Sebastian Fernando Ayala foi filmado fazendo gestos imitando um macaco em direção a um jovem negro enquanto assistiam à partida da semifinal da Copa do Mundo, na noite de quarta-feira, 15, em um bar em Morro de São Paulo, no distrito de Cairu, na Bahia. Imagens mostram o momento das ofensas e a denúncia de injúria racial feita pela vítima. O caso é investigado pela Polícia Civil.

O vídeo foi gravado durante um dos gols feitos pela seleção argentina contra a Inglaterra, em jogo que garantiu a ida da Argentina para a final do Mundial. Conforme é possível ver nas imagens, argentinos pulam comemorando a jogada – mas, em meio à celebração, um torcedor fica imitando um macaco para um jovem que estava em sua frente.

A vítima gravou um vídeo pedindo para que algo seja feito com relação ao caso. “Eu sofri racismo, e tô cheio de ódio”, relata.

Fonte: Portal Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se