URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Ministério do Esporte rebate declarações de Blatter sobre escolha do Brasil

18 jul 2013 - 16h02
(atualizado às 16h37)
<p>Ministério do Esporte respondeu às críticas de Blatter</p>
Ministério do Esporte respondeu às críticas de Blatter
Foto: Mauro Pimentel / Terra

O Ministério do Esporte reagiu nesta quarta-feira às críticas do presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Joseph Blatter, à escolha do Brasil para sediar a Copa do Mundo de 2014. O dirigente disse que a escolha do País pode ter sido um erro em decorrência dos protestos sociais registrados no mês passado. Em nota, o ministério rebateu, lembrando que o Brasil é um país democrático.

"O sucesso da Copa das Confederações comprova o acerto da escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo. Quanto às manifestações, o Brasil é um país democrático, que garante aos cidadãos plena liberdade de expressão", consta na íntegra da nota do Ministério do Esporte.

Publicidade

Porém, para Blatter, as manifestações que ocorrem no Brasil geram preocupação. Em entrevista à DPA, agência alemã de notícias, ele foi categórico. "Se (os protestos) acontecerem de novo, teremos que nos perguntar se tomamos uma decisão errada de dar ao Brasil o direito de sediar a Copa". 

Durante a Copa das Confederações, no mês passado, em algumas das cidades que vão sediar a Copa do Mundo em 2014 houve protestos, como Belo Horizonte (Minas Gerais), Brasília (Distrito Federal), Fortaleza (Ceará), Rio de Janeiro e Salvador (Bahia). Em Salvador, um ônibus da Fifa chegou a ser atacado.

Os manifestantes reclamaram dos gastos com o Mundial de 2014 e das exigências da Fifa. Pelos dados oficiais, mais de R$ 25 bilhões serão investidos em aeroportos, estádios e novos sistemas de transportes. O Brasil foi escolhido sede da Copa do Mundo em outubro de 2007. A disputa teve apenas a Colômbia como adversária, que retirou a candidatura meses depois. 

Publicidade

Agência Brasil
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se