Fifa anuncia uruguaio como substituto de Leoz no Comitê Organizador da Copa

28 mai 2013 - 12h19
(atualizado às 13h32)
<p>Figueredo, de 81 anos, é atual presidente da Conmebol</p>
Figueredo, de 81 anos, é atual presidente da Conmebol
Foto: Reuters

A Fifa informou por meio de seu site oficial, nesta terça-feira, que o presidente da Conmebol, Eugenio Figueredo, 81 anos, virou o novo "chairman" do Comitê Organizador das Copas do Mundo. O órgão é responsável por regular as regras e cuidar das requisições para as disputas dos Mundiais. 

O uruguaio Eugenio Figueredo foi ratificado no mês passado como novo presidente da Conmebol pelo Comitê Executivo da entidade e pelos presidentes das dez federações que a integram. O sul-americano, que era vice, substituiu Nicolás Leoz, que renunciou após suspeitas de que seu nome seria divulgado em uma investigação do Comitê de Ética da Fifa.

Publicidade
Site da Fifa havia declarado que o uruguaio assumiria o Comitê Organizador Local da Copa de 2014. Informação foi corrigida cerca de uma hora depois
Foto: Reprodução

Na entidade máxima, Figueredo assume a função no Comitê Organizador que antes pertencia também a Leoz. De acordo com a assessoria do COL (Comitê Organizador Local), o comando do Comitê Local da Copa de 2014 segue com o presidente da CBF.

No primeiro comunicado da entidade, foi divulgado que Leoz assumiria a presidência do Comitê Local, sugerindo que ocuparia o lugar de Marin. No entanto, a informação foi desmentida pelo COL e corrigida no site da Fifa.

Na verdade, o cargo exercido por Figueredo é meramente decorativo. A função de chairman também se estende a organização dos Mundiais da Rússia e do Catar, em 2018 e 2022, respectivamente. 

Figueredo permanecerá no cargo máximo da principal entidade do futebol da América do Sul até o fim do mandato, estipulado para 2015. Ele também foi nomeado representante da confederação no Comitê Executivo da Fifa.

Publicidade

Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se