"Brasileiros" tiram série invicta de Maradona na Argentina

1 abr 2009 - 18h20
(atualizado às 19h43)

O bom início do técnico Diego Armando Maradona à frente da seleção da Argentina durou apenas três partidas. O aproveitamento 100% do substituto de Alfio Basile no cargo caiu na tarde desta quarta-feira, graças aos gols dos "brasileiros" Marcelo Moreno e Alex da Rosa. No Estádio Hernando Siles, em La Paz, a Bolívia derrubou o time de Messi e companhia por incríveis 6 a 1 e se recuperou dos últimos tropeços nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010.

» Veja fotos de Bolívia x Argentina

» ESPN: assista aos gols do vexame

» Goleada iguala maior vexame da história

» Veja a classificação atualizada

» Comente a histórica goleada em La Paz

Nos três primeiros compromissos à frente do selecionado argentino, o ídolo do país só conheceu vitórias, nos amistosos contra Escócia e França, e na goleada por 4 a 0 sobre a Venezuela, no último sábado. Sem repetir a atuação que empolgou os torcedores em Buenos Aires no final de semana, a equipe estaciona nos 19 pontos e pode cair da segunda para a quarta colocação da etapa sul-americana da competição.

Já o time boliviano, que teve como destaque o seu trio de atacantes, chega aos 12 pontos, mas não consegue deixar a vice-lanterna das Eliminatórias, à frente apenas do Peru. No entanto, a time de Erwin Sanchez se recuperou da derrota diante da Colômbia, na rodada anterior, e mostra força ao bater um dos principais favoritos para ainda sonhar com uma das quatro vagas para a Copa da África do Sul.

Com boa vantagem construída na etapa inicial, a Bolívia mostrou a força de seu ataque logo no início. Ídolo da torcida cruzeirense e atualmente no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, o atacante Marcelo Moreno, filho de pais brasileiros, aproveitou um rebote na área argentina e acertou o canto direito de Carrizo, aos 11min de jogo. No entanto, o time de Maradona cresceu após o gol e chegou ao empate aos 24min, em chute de longe de Lucho González, que contou com a falha de Arias.

No entanto, Maradona e seus comandados tiveram pouco tempo para comemorar e, aos 33min, viram o início de uma goleada histórica. Em jogada que começou em falha de Zanetti quando tentou sair jogando, o brasileiro Alex da Rosa, que atua no San José, roubou a bola e foi derrubado pelo lateral argentino. Na cobrança, Botero não deu chances a Carrizo e recolocou a Bolívia em vantagem.

Já aos 44min, no momento em que a torcida local fazia grande festa nas arquibancadas, Alex da Rosa corrou seu retorno à seleção nacional com um gol. Depois de cinco anos sem participar de duelos oficiais, o atacante se posicionou bem na área para completar de cabeça um cruzamento de Botero e balançar novamente as redes argentinas.

Na etapa final, o massacre boliviano teve continuidade, assim como o brilho do setor ofensivo da equipe. Com 8min após a volta do intervalo, Marcelo Moreno foi ao fundo e cruzou para novo gol de Botero. Dez minutos depois, o argentino Di Maria acertou chute em García e deixou o time de Maradona com apenas dez jogadores em campo. E logo em seguida, Botero recebeu livre na área e balançou as redes pela terceira vez no jogo.

Com gritos de "olé" vindo das arquibancadas, a Bolívia diminuiu o ritmo nos minutos finais, mas mesmo assim encontrou facilidade para marcar mais uma vez e encerrar a goleada em La Paz. Com 41min de bola rolando no segundo tempo, Torrico arricou chute da meia esquerda e viu a bola passar por baixo do goleiro Carrizo, dando números finais à histórica goleada.

Ficha Técnica
Bolívia6x1Argentina
Equipes
Carlos Arías

Gatty Ribeiro

Juan Peña

Ronald Rivero

Abdón Reyes

(Ignacio García)

Didi Torrico

Leonel Reyes

Ronald García

(Walter Flores)

Alex da Rosa

(Mauricio Saucedo)

Joaquín Botero

Marcelo Moreno
Juan Pablo Carrizo

Javier Zanetti

Martín Demichelis

Gabriel Heinze

Emiliano Papa

Javier Mascherano

Fernando Gago

Lucho González

(Marco Angeleri)

Maxi Rodríguez

(Angel di María)

Lionel Messi

Carlos Tevez

(Daniel Montenegro)
Técnico:

Erwin Sánchez
Técnico:

Diego Maradona

Gols
1ºT 11min - Marcelo Moreno

32min - Joaquín Botero

44min - Alex da Rosa

24min - Lucho González
2ºT 9min - Joaquín Botero

20min - Joaquín Botero

42min - Didi Torrico

-----------------

Cartões amarelos
Gatty Ribeiro

Didi Torrico

Leonel Reyes

Alex da Rosa
Emiliano Papa
Cartões vermelhos
Angel di María----------------

Local: Estádio Hernando Silles, em La Paz (Bolívia)
Árbitro: Martín Vázquez (URU)

Maradona vê Argentina ser goleada em La Paz e perde os 100% de aproveitamento no cargo
Maradona vê Argentina ser goleada em La Paz e perde os 100% de aproveitamento no cargo
Foto: EFE
Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações