Campeão mundial de futevôlei, Eduardo Papel é referência do esporte nos EUA

2 jun 2023 - 01h13
(atualizado às 10h34)

Quatro vezes campeão mundial de futevôlei, o carioca Eduardo Papel faz agora história em solo americano. Um dos maiores nomes do esporte no Brasil, o carioca de 42 anos lidera o ranking da National Footvolley League (NFA) - principal liga da modalidade nos Estados Unidos. E realizou, no fim de março deste ano, seu primeiro torneio da modalidade: a Papel Footvolley Cup, em Orlando,a na Flórida. O evento contou com a presença de 95 atletas entre homens e mulheres. Trata-se de um dos maiores já organizados em solo americano, com uma premiação de US$ 2,6 mil entre todas as categorias. Assim, o primeiro passo dele é profissionalizar a competição. E realizá-la mais vezes nos Estados Unidos e também levá-la para outros países. [caption id="attachment_463041" align="aligncenter" width="800"]

Eduardo Papel faz sucesso também nos Estados Unidos  – Divulgação
Eduardo Papel faz sucesso também nos Estados Unidos – Divulgação
Foto: Jogada10

Eduardo Papel faz sucesso também nos Estados Unidos  - Divulgação[/caption] No Brasil, Papel coleciona títulos. Além dos quatro campeonatos mundiais, ele é seis vezes vencedor do Brasileiro e 12 vezes campeão carioca, algumas destas conquistas vestindo a camisa do Vasco. Aliás, em 2022, foi o único atleta a subir ao pódio em todas as etapas da National Footvolley League e terminou o ano como MVP. "Eu participo de competições nos Estados Unidos desde 2011. Mas em Orlando, onde moramos, o esporte não tinha muitos praticantes nem uma cultura forte de treinos. Até pouco tempo, não tínhamos quadras de areia privadas e campeonatos de alto nível. Existem locais para treinar sim. Mas aqui também é muito comum quadras de areia em parques públicos, por isso facilitou a entrada do esporte na cidade - conta Papel".

Publicidade

Eduardo Papel planeja o futuro

Hoje, além de participar das competições, Papel planeja o futuro. Ele deseja treinar novas gerações, dar clínicas e organizar mentorias. Para ele, o futevôlei, acima de tudo, é uma ferramenta que ensina valores como respeito, disciplina, trabalho em grupo, espírito de equipe e resiliência. "Sempre vi o esporte como uma forma de transformação social. Quando morava no Brasil, frequentemente tentava passar esses valores para as crianças da comunidade carente onde cresci, na Rocinha. Afinal, sou exemplo vivo de que o esporte é um meio de transformação social". Papel relembra algumas competições memoráveis na carreira. Uma delas com a Seleção Brasileira 4 x 4, em 2012. Ele foi um dos primeiros jogadores de futevôlei a defender um "shark attack" com outro "shark attack", um lance de muita dificuldade e de muita habilidade no esporte. Ele é considerado um dos melhores defensores de shark attack até hoje. Em 2019, na final da Liga Brasileira de Futevôlei, defendendo o Vasco, ao lado de Guigui, conquistou o título naquela que é considerada uma das decisões mais emocionantes da competição até hoje. Afinal, Papel e Guigui foram derrotados no primeiro set pelos santistas Belo e Vinícius, perdiam o segundo por três pontos de diferença e conseguiram a reação na reta final. Mas na terceira e decisiva parcial, eles novamente arrancaram na reta final para virar o set e ganhar por 2 a 1 (16-18, 18-16, 17-15), comemorando o título nacional. A Liga é a principal competição do país, reunindo vários clubes de camisa do futebol (Botafogo, Santos, Grêmio, Internacional, São Paulo, Fluminense, entre outros), além de já ter contado com a presença de craques renomados como Romário e Ronaldinho Gaúcho.

Destaque internacional

Eduardo Papel trocou o futebol de areia pelo futevôlei aos 16 anos. Aos 20, tornou-se atleta profissional do Vasco. Naturalmente chegou à Seleção Brasileira de futevôlei, conquistando vários títulos no Brasil e em várias cidades do mundo. A maior conquista do atleta no esporte foi, segundo o próprio Papel, ver Renan e Felipe, duas crianças que conheceram o futevôlei por meio dele, crescerem e se tornarem campeãs mundiais. Hoje elas são referência para outras crianças, assim como ele foi um dia para elas.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook

.

Quer ficar por dentro dos resultados e novidades de futebol?
Ativar notificações