Vitória cede empate ao Guarani e perde chance de embalar

26 ago 2010 - 22h53
(atualizado em 27/8/2010 às 00h09)

O Vitória, ainda se recuperando das recentes eliminações para o Palmeiras, na Copa Sul-Americana, e para o Santos, na final da Copa do Brasil, esteve perto de vencer o seu terceiro jogo consecutivo no Campeonato Brasileiro, na noite desta quinta-feira. O time rubro-negro, porém, ficou no empate por 1 a 1 com o Guarani, no Barradão, e perdeu chance de se aproximar do G-4.

Após abrir vantagem com Júnior, aos 12min do primeiro tempo, a equipe do técnico Toninho Cecílio sofreu um gol de pênalti, marcado por Rômulo, aos 30min da etapa complementar.

Com o resultado, os baianos mantêm a posição na tabela, ocupando o 11º lugar, com 21 pontos. Já o clube campineiro é o 14º, com 20 pontos.

Na próxima rodada, as duas equipes jogam no domingo. Às 16h (de Brasília), no Pacaembu, o Vitória enfrenta o Corinthians. Às 18h30, o Guarani recebe o Flamengo, em Campinas.

O jogo

O Guarani não se intimidou com a condição de visitante e tentou buscar o ataque no início do duelo no Barradão. Aos 4min, Fabão tentou em cobrança de falta, mas pegou mal na bola. Logo depois, uma oportunidade ainda mais perigosa para a equipe paulista, em chute cruzado de Baiano que exigiu elasticidade de Viáfara.

A empolgação inicial campineira, porém, foi encerrada com um gol do Vitória no primeiro chute contra a meta de Emerson. Aos 12min, Júnior recebeu passe na área, girou em cima do zagueiro e finalizou rasteiro para abrir o placar.

Sentindo o baque, o Guarani só voltou a chegar novamente aos 22min. Márcio Careca fez boa jogada na esquerda e cruzou para Mário Lúcio, que não conseguiu a finalização. Os baianos responderam aos 24min, em cobrança de falta perigosa de Bida.

Foi a última oportunidade rubro-negra no primeiro tempo, que foi dominado pela equipe visitante até o final. O excesso de passes errados, porém, impedia que os comandados de Vagner Mancini aproveitassem melhor a posse de bola.

A última chegada perigosa da etapa inicial foi aos 41min: Ricardo Xavier fez grande jogada, invadiu a área e bateu para grande defesa de Viáfara.

Após o intervalo, o Vitória voltou melhor. Aos 7min, Elkeson quase ampliou, de cabeça, e obrigou Emerson a fazer uma boa defesa.

Os gandulas no Barradão demoravam para devolver a bola, irritando Vagner Mancini. Dentro de campo, o time da casa também conseguia administrar bem a sua vantagem, sem ser ameaçado como no final da primeira etapa.

Aos 17min, um susto: Renato teve que salvar em cima da linha uma cabeçada de Alison que empataria a partida. Tentando voltar ao jogo após o lance, Vagner Mancini promoveu a troca de Baiano por Diogo.

A modificação não surtiu efeito e o Vitória seguia melhor. Aos 26min, Toninho Cecílio trocou Júnior por Kleber Pereira e foi vaiado pela torcida.

Apesar de pouco produzir, o Guarani conseguiu um pênalti aos 28min, quando um chute de Diogo foi cortado por Renê, com a mão, dentro da área. Na cobrança, Rômulo empatou o jogo.

Aos 40min, o Guarani criou chance para virar: Geovane invadiu a área pela direita e chutou colocado. Viáfara, seguro, evitou o gol.

Ainda deu tempo de Emerson também fazer uma grande defesa, em cobrança de falta de Leandro, aos 47min, e de Fabão, do Guarani, ser expulso com o segundo cartão amarelo no último lance do jogo. O placar, porém, permaneceu inalterado e os dois clubes se mantêm em posições intermediárias da tabela.

FICHA TÉCNICA

Vitória 1 x 1 Guarani

Gols

Vitória:

Junior, aos 12min do primeiro tempo.

Guarani: Rômulo, aos 30min do segundo tempo.

Ponto Forte do Vitória

Viáfara foi seguro sempre que exigido.

Ponto Forte do Guarani

Em um jogo equilibrado, o Guarani também teve como destaque o goleiro Emerson, importante para o placar conquistado fora de casa.

Ponto Fraco do Vitória

Elkeson teve atuação deastrosa e errou tudo que tentou fazer.

Ponto Fraco do Guarani

Ataque isolado, sentido a ausência de Mazola.

Personagem do jogo

Júnior: fez o gol do Vitória e contou com o apoio da torcida que vaiou o técnico Toninho Cecílio quando o trocou por Kleber Pereira, ainda vencendo por 1 a 0.

Esquema Tático Vitória

4-3-3

Viáfara; Eduardo, Wallace, Reniê e Egidio; Vanderson, Bida e Renato (Fernando); Elkeson, Henrique (Evandro) e Junior (Kléber Pereira)

Técnico: Toninho Cecílio

Esquema Tático do Guarani

4-4-2

Emerson; Rodrigo Heffner, Fabão, Ailson e Márcio Careca; Renan, Preto (Geovane), Paulo Roberto, Baiano (Diogo) e Mário Lúcio; Ricardo Xavier (Rômulo)

Técnico: Vagner Mancini.

Cartões amarelos

Vitória : Reniê e Eduardo

Guarani: Fabão e Renan

Cartão vermelho

Guarani: Fabão

Árbitro

Gutemberg de Paula Fonseca (RJ)

Local

Barradão, em Salvador (BA)

Empate manteve as duas equipes em zonas intermediárias da tabela
Empate manteve as duas equipes em zonas intermediárias da tabela
Foto: Gazeta Press
Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações