Palmeiras não vence na última rodada do Brasileiro há dez anos

6 dez 2015 - 08h10

Já campeão da Copa do Brasil e poupando quase todos os titulares, o Palmeiras tem como motivação diante do Flamengo, neste domingo, no Maracanã, quebrar um incômodo tabu. O clube, que apenas cumpre tabela neste fim de semana, não vence na última rodada do Campeonato Brasileiro há dez anos.

O último triunfo na despedida do torneio ocorreu em 4 de dezembro de 2005. Ainda no antigo Palestra Itália, a equipe, comandada por Emerson Leão, protagonizou emocionante vitória de virada, por 3 a 2, sobre o Fluminense, com gol de falta de Correa aos 34 minutos do segundo tempo, e se classificou para a Libertadores. O volante Arouca, hoje no Verdão, jogava pelo time carioca e marcou um golaço naquela partida.

Publicidade

Desde então, apenas decepções. Em 2006, o Verdão conseguiu escapar do rebaixamento na penúltima rodada, mesmo tendo sido goleado por 4 a 1 pelo Inter em casa, e se despediu do Brasileiro empatando por 1 a 1 diante do Fluminense, no Maracanã. O jogo serviu apenas para cumprir tabela, exatamente como ocorre neste domingo.

Em 2007, o Palmeiras precisava vencer o Atlético-MG, no Palestra Itália, para ir à Libertadores. Acabou perdendo por 3 a 1 em partida que só não rendeu mais protestos no estádio porque a torcida comemorava o rebaixamento do arquirrival Corinthians naquele 2 de dezembro.

Em 2008, novamente no Palestra Itália, mais uma vez o time dependia apenas de si para ir à Libertadores. Perdeu de novo, por 1 a 0, para o Botafogo, mas conseguiu a classificação por conta de tropeços dos adversários diretos.

Em 2009, o Verdão, que tinha liderado com vantagem a competição, chegou à última rodada com remotas chances de título e perdeu até a vaga na Libertadores ao ser derrotado por 2 a 1 pelo Botafogo, no Engenhão. O atacante Jobson foi o herói da equipe alvinegra, que se salvou do rebaixamento com o resultado.

Publicidade

Em 2010, o Palmeiras só cumpriu tabela e visitou o Cruzeiro, que disputava o título com Fluminense e Corinthians naquela última rodada: vitória mineira por 2 a 1. Já em 2011, o adeus alviverde ao Brasileiro foi em Derby no Pacaembu que ficou 0 a 0, garantindo o título ao Corinthians.

Em 2012, a equipe já estava rebaixada quando perdeu por 3 a 1 para o Santos, na Vila Belmiro. O clube disputou a Série B em 2013 – despediu-se da segunda divisão com derrota por 1 a 0 para a Chapecoense, em Santa Catarina – e, no ano passado, empatou com o Atlético-PR por 1 a 1 no Palestra Itália, escapando do descenso porque o Vitória não ganhou do Santos na Bahia.

Gazeta Esportiva
Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações