Com gol do estreante André, Grêmio bate Cruzeiro no Mineirão

14 abr 2018 - 18h03
(atualizado às 18h06)

Abrindo o Campeonato Brasileiro de 2018, o Cruzeiro recebeu o Grêmio no Mineirão para um duelo de campeões estaduais. Após 90 minutos de um jogo truncado, o campeão gaúcho levou a melhor sobre o campeão mineiro, venceu por 1 a 0 e iniciou a nova campanha com três pontos.

Mesmo sem Pedro Geromel, desfalque por virose, o tricolor gaúcho se mostrou sólido na defesa, impedindo boa parte das investidas da Raposa, que tentava principalmente levantar a bola na área, fazendo da bola parada seu principal instrumento de ataque. E foi justamente em cruzamento que o Grêmio, com o estreante André, marcou o único gol da partida. O Grêmio conseguiu segurar a vantagem mesmo com a expulsão de Kannemann.

Publicidade
Que estreia! Em seu primeiro jogo com a camisa do Grêmio, André entrou e anotou o gol da vitória sobre o Cruzeiro.
Que estreia! Em seu primeiro jogo com a camisa do Grêmio, André entrou e anotou o gol da vitória sobre o Cruzeiro.
Foto: Pedro Vale/ Agif/Gazeta Press

Na próxima rodada, o Grêmio joga pela primeira vez diante de sua torcida no próximo domingo (22), às 19 horas (de Brasília), contra o Atlético Paranaense. Já o Cruzeiro vai ao Rio de Janeiro encarar o Fluminense também no domingo, mas às 16 horas.

O jogo — Mesmo jogando fora de casa, o Grêmio entrou em campo propondo o jogo. Ainda no oitavo minuto de jogo, o estreante André tentou uma bicicleta em cruzamento de Léo Moura, mas não assustou Fábio. A tentativa do novo atacante gremista foi a única nos primeiros minutos de jogo, bastante truncados e com meio-campo povoado.

O Cruzeiro não queria assistir o Grêmio jogar em sua casa e apostava na bola aérea para ameaçar. Em uma das jogadas pelo alto, aos 21 minutos, Thiago Neves cobrou escanteio fechado e Henrique desviou de cabeça, mas acertou a rede pelo lado de fora.

A bola aérea era a principal arma de ambas as equipes por causa do meio-campo fechado. Ambos os times tentavam cruzamento, com o Grêmio levando perigo com Cícero e o Cruzeiro ameaçando com o zagueiro Dedé. No entanto, nenhum dos times conseguiu sair do zero no placar no primeiro tempo, que acabou sob vaias.

Publicidade

Tentando dar mais vigor físico ao ataque cruzeirense, Mano Menezes . No entanto, foi o Grêmio que saiu na frente em boa jogada de contra-ataque aos nove minutos. Pela direita, Ramiro passou por Egídio com belo drible e cruzou. Cícero desviou na primeira trave e deixou a bola no jeito para André completar para o gol, marcando seu primeiro gol pelo Grêmio logo na estreia.

Em desvantagem, o Cruzeiro teve de atacar mais e levou perigo aos 11 minutos, quando Thiago Neves recebeu na área e chutou para a defesa de Marcelo Grohe. O Grêmio respondeu aos 15 minutos com Everton, que chutou rasteiro de fora da área e viu Fábio fazer grande defesa.

A partida mudou aos 27 minutos, quando Kannemann parou arrancada de Arrascaeta com carrinho desproporcional e recebeu cartão vermelho direto. Com um a menos, Renato Gaúcho abriu mão de André e colocou em campo o zagueiro Bressan para reconstruír o setor defensivo.

Tentando aproveitar a vantagem numérica, o Cruzeiro se lançou ao ataque, abrindo mão da tática e pressionando como pôde, usando Dedé como um centroavante. A pressão quase deu resultado no último dos sete minutos de acréscimo, quando Mancuello chutou forte após escanteio mas parou em Marcelo Grohe, que segurou o 1 a 0 no placar.

Publicidade

FICHA TÉCNICA

CRUZEIRO X GRÊMIO

Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)

Data: 14 de abril de 2018 (sábado)

Horário: 16 horas (de Brasília)

Árbitro: Rodolpho Toski Marques (Fifa-PR)

Assistentes: Bruno Boschilia (Fifa-PR) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)

Cartões amarelos: Ariel Cabral e Dedé (Cruzeiro; Ramiro (Grêmio)

Publicidade

Cartões vermelhos: Kannemann (Grêmio)

Gols:

GRÊMIO: André, aos 9 minutos do segundo tempo;

CRUZEIRO: Fábio; Edílson, Dedé, Léo e Egídio; Henrique, Ariel Cabral (Mancuello), Arrascaeta, Robinho e Thiago Neves; Rafael Sobis (Sassá)

Técnico: Mano Menezes

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Léo Moura, Paulo Miranda, Kannemann e Bruno Cortez; Arthur, Maicon (Jailson), Ramiro, Cícero e Everton (Michel); André (Bressan)

Técnicoo: Renato Gaúcho

Publicidade
Brasil goleia a Bolívia por 7 a 0 na Copa América Feminina
Video Player
Gazeta Esportiva
Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações