Beckenbauer recebeu 5,5 milhões de euros por cargo honorário na Copa de 2006

13 set 2016 - 16h23

Um dos principais nomes da história do futebol alemão, Franz Beckenbauer recebeu 5,5 milhões de euros de um patrocinador em 2006, um pagamento que não foi esclarecido e que teria ligação com o cargo honorário de presidente do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2006 realizada no país.

A Federação Alemã de Futebol (DFB) confirmou que o ex-jogador recebeu essa quantia da empresa Oddset depois de o pagamento ter sido revelado nesta terça-feira pela revista "Der Spiegel".

Publicidade

A Oddset é uma patrocinadora da DFB e, de acordo com as fontes consultadas pela "Der Spiegel", teria pago o montante a Beckenbauer antes da realização do Mundial. O jogador afirmava, ao assumir a presidência do Comitê Organizador, que o cargo era honorário.

A nova polêmica se soma às suspeitas de corrupção existentes sobre a Copa do Mundo da Alemanha e ao pagamento de 6,7 milhões de euros feito pelo ex-diretor da Adidas Louis Dreyfus à Fifa.

A Procuradoria da Suíça tem investigações abertas sobre lavagem de dinheiro e desvio, além de outras acusações, contra Beckenbauer e dois ex-presidentes da DFB, Wolfgang Niersbach e Theo Zwanziger.

Já a Procuradoria de Frankfurt move ações por evasão fiscal contra os dois ex-presidentes da federação e também contra o ex-secretário-geral do órgão, Horst R. Schmidt.

Publicidade
  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se