O Thanksgiving Day, que traduzimos como Dia de Ação de Graças, é o principal feriado para os estadunidenses. É o momento de agradecer pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano, com orações e festas. E esse dia fica ainda mais especial com a tradicional rodada tripla da NFL em três horários diferentes.
A tradição se iniciou em 1934, quando o comprador do Portsmouth Spartans decidiu transferir a cidade da franquia e fundar o Detroit Lions. Para impulsionar a marca na cidade e engajar a população, ele marcou um jogo contra o Chicago Bears para oThanksgiving Day .
Apesar da vitória dos ursos, o estádio encheu e o sucesso foi tanto que o evento continuou até hoje, deixando Detroit como um time fixo do primeiro horário dos jogos neste feriado.
Dallas Cowboys decidiu seguir a mesma ideia. Em 1966, eles jogaram pela primeira vez no feriado contra os Browns, e tiveram total apoio dos torcedores. Assim a NFL, reconhecendo o poder no mercado consumidor de Dallas, decidiu manter mais um time fixo para receber jogos na data comemorativa. A partir deste ano, o segundo horário era dos Cowboys.
Um terceiro horário, preenchendo o horário comum do Thursday Night Football, foi criado para a alta demanda de público desta data.
Em 2025, Green Bay Packers e Detroit Lions iniciam a rodada, às 15h, com o duelo importante em busca da liderança da divisão. Em seguida, às 18h30, Kansas City Chiefs e Dallas Cowboys se encontram no AT&T Stadium, ambos embalados após vencerem de virada em um momento importante da temporada. No final da noite, 22h, fechamos o dia com Cincinnati Bengals e Baltimore Ravens, a dupla que entregou jogos disputados e com muitos pontos na temporada passada.
Todos os duelos serão transmitidos no sportv 2 com transmissão especial da getv no jogo da AFC North.
GB Packers vs. Detroit Lions
Jogo de volta entre as franquias. Na semana 1 da temporada, os Packers surpreenderam e ganharam de 27 a 13, em um jogo em que os Lions eram favoritos pela constância da temporada passada.
O time de Green Bay, com a adição do EGDE Rusher geracional Micah Parsons, foi cotado como candidato ao Super Bowl. Mas a falta de constância da franquia contra times de menores, como na derrota contra os Browns e o empate contra os Cowboys, impede a euforia, por agora.
Já no estado de Michigan, os Lions mostraram que não perderam sua dominância na divisão e na conferência. A franquia oscila entre esmagar seu adversário e perder. Exceto no triunfo da semana passada contra New York Giants, vencida na prorrogação, todos os duelos 6 vencidos pelos leões foram por mais de uma posse de bola (acima de 8 pontos), sendo alguns por mais de 20 pontos. Ainda sim, contra times competitivos, Detroit não conseguiu impor seu ritmo.
O principal duelo do jogo será entre os EDGE rushers Micah Parsons e Rashan Gary e a proteção da Offensive Line para Jared Goff, que tem histórico de não lidar bem com a pressão dentro do pocket.
Kansas City Chiefs vs. Dallas Cowboys
Ambos os times estão vindo de uma temporada abaixo, mas estão em busca de embalar uma nova sequência. Cowboys conquistaram a maior virada da história da franquia, depois que os Eagles abrirem 21 a 0 no primeiro tempo. O jogo terminou 24 a 21 para Dallas.
Já os Chiefs vencerem, por 23 a 20, um dos líderes da conferência americana, o Indianápolis Colts, em um jogo que os liderados por Patrick Mahomes estavam atrás por mais de uma campanha.
Kansas City começou a temporada com duas derrotas. Com a lesão do McWorthy e a suspensão de Rice, além da falta de talento no grupo de running back, atrapalhou o processo do ataque do time. O retorno dos wide-receivers colocou os Chiefs novamente na disputa por playoffs. No momento, a franquia está longe do seu rivel Denver Broncos e deve disputar as últimas três vagas de wildcard.
Os Cowboys, com uma campanha 5-5-1, torcem para conseguir a última vaga para os playoffs, apesar estarem em um ano de reconstrução, após a troca com Micah Parsons para os Packers.
Cincinnati Bengals vs. Baltimore Ravens
Este confronto divisional é um dos mais disputados e divertido de assistir. Apesar das duas vitórias para os corvos em 2024, um dos jogos foi definido na prorrogação e outro foi com a escolha da equipe de Cincinnati Bengals de arriscar uma conversão de dois pontos, que falhou.
A defesa dos Ravens chegou de uma temporada abaixo, mas se recuperou aos poucos, e o ataque dos Bengals tentava suprir o que sua defesa não conseguia oferecer. No final, os turnovers fizeram diferença a favor dos Ravens em ambos os jogos.
LAMAR WITH HIS FOURTH TOUCHDOWN PASS OF THE NIGHT TO RETAKE THE LEAD
CONTINUING TO SHOW OUT THIS SEASON
(via @NFL ) pic.twitter.com/xGwGq83ylO
— SportsCenter (@SportsCenter) November 8, 2024
Em 2025, a situação é parecida. Ravens se recuperou de uma campanha de 1-5 para 6-5, dividindo a liderança com Pittsburgh Steelers. Entretanto, o ataque de Baltimore é não tão efetivo quanto em comparação ao ano passado. Na redzone, a franquia era a melhor da liga, com 74% de aproveitamento, mas despencou para a 30ª posição, com 46%.
Já os Bengals, com campanha 3-8, precisam vencer todos os jogos para conseguir uma vaga nos playoffs direto pela divisão, já que dificilmente conseguirá pelo wildcard, que já tem seis times com campanha positiva na disputa.