Ação de Graças na NFL: confira os detalhes da rodada tripla e sua história

O Thanksgiving Day, que traduzimos como Dia de Ação de Graças, é o principal feriado para os estadunidenses. É o momento de agradecer pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano, com orações e festas. E esse dia fica ainda mais especial com a tradicional rodada tripla da NFL em três horários diferentes. A tradição se […]

27 nov 2025 - 16h45
(atualizado às 16h45)
Baltimore Ravens no Thanksgiving de 2013 (Reprodução NFL/Website)
Baltimore Ravens no Thanksgiving de 2013 (Reprodução NFL/Website)
Foto: Esporte News Mundo

O Thanksgiving Day, que traduzimos como Dia de Ação de Graças, é o principal feriado para os estadunidenses. É o momento de agradecer pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano, com orações e festas. E esse dia fica ainda mais especial com a tradicional rodada tripla da NFL em três horários diferentes.

A tradição se iniciou em 1934, quando o comprador do Portsmouth Spartans decidiu transferir a cidade da franquia e fundar o Detroit Lions. Para impulsionar a marca na cidade e engajar a população, ele marcou um jogo contra o Chicago Bears para oThanksgiving Day .

Publicidade
Legenda: Detroit Lions em Thanksgiving (Reprodução NFL)
Foto: Esporte News Mundo

Apesar da vitória dos ursos, o estádio encheu e o sucesso foi tanto que o evento continuou até hoje, deixando Detroit como um time fixo do primeiro horário dos jogos neste feriado.

Dallas Cowboys decidiu seguir a mesma ideia. Em 1966, eles jogaram pela primeira vez no feriado contra os Browns, e tiveram total apoio dos torcedores. Assim a NFL, reconhecendo o poder no mercado consumidor de Dallas, decidiu manter mais um time fixo para receber jogos na data comemorativa. A partir deste ano, o segundo horário era dos Cowboys.

Um terceiro horário, preenchendo o horário comum do Thursday Night Football, foi criado para a alta demanda de público desta data.

Em 2025, Green Bay Packers e Detroit Lions iniciam a rodada, às 15h, com o duelo importante em busca da liderança da divisão. Em seguida, às 18h30, Kansas City Chiefs e Dallas Cowboys se encontram no AT&T Stadium, ambos embalados após vencerem de virada em um momento importante da temporada. No final da noite, 22h, fechamos o dia com Cincinnati Bengals e Baltimore Ravens, a dupla que entregou jogos disputados e com muitos pontos na temporada passada.

Publicidade

Todos os duelos serão transmitidos no sportv 2 com transmissão especial da getv no jogo da AFC North.

GB Packers vs. Detroit Lions

Jogo de volta entre as franquias. Na semana 1 da temporada, os Packers surpreenderam e ganharam de 27 a 13, em um jogo em que os Lions eram favoritos pela constância da temporada passada.

O time de Green Bay, com a adição do EGDE Rusher geracional Micah Parsons, foi cotado como candidato ao Super Bowl. Mas a falta de constância da franquia contra times de menores, como na derrota contra os Browns e o empate contra os Cowboys, impede a euforia, por agora.

Legenda: Micah Parsons no jogo da semana 11 contra o Minnesota Vikings (Todd Rosenberg/NFL)
Foto: Esporte News Mundo

Já no estado de Michigan, os Lions mostraram que não perderam sua dominância na divisão e na conferência. A franquia oscila entre esmagar seu adversário e perder. Exceto no triunfo da semana passada contra New York Giants, vencida na prorrogação, todos os duelos 6 vencidos pelos leões foram por mais de uma posse de bola (acima de 8 pontos), sendo alguns por mais de 20 pontos. Ainda sim, contra times competitivos, Detroit não conseguiu impor seu ritmo.

O principal duelo do jogo será entre os EDGE rushers Micah Parsons e Rashan Gary e a proteção da Offensive Line para Jared Goff, que tem histórico de não lidar bem com a pressão dentro do pocket.

Publicidade

Kansas City Chiefs vs. Dallas Cowboys

Ambos os times estão vindo de uma temporada abaixo, mas estão em busca de embalar uma nova sequência. Cowboys conquistaram a maior virada da história da franquia, depois que os Eagles abrirem 21 a 0 no primeiro tempo. O jogo terminou 24 a 21 para Dallas.

Já os Chiefs vencerem, por 23 a 20, um dos líderes da conferência americana, o Indianápolis Colts, em um jogo que os liderados por Patrick Mahomes estavam atrás por mais de uma campanha.

Kansas City começou a temporada com duas derrotas. Com a lesão do McWorthy e a suspensão de Rice, além da falta de talento no grupo de running back, atrapalhou o processo do ataque do time. O retorno dos wide-receivers colocou os Chiefs novamente na disputa por playoffs. No momento, a franquia está longe do seu rivel Denver Broncos e deve disputar as últimas três vagas de wildcard.

Os Cowboys, com uma campanha 5-5-1, torcem para conseguir a última vaga para os playoffs, apesar estarem em um ano de reconstrução, após a troca com Micah Parsons para os Packers.

Publicidade

Cincinnati Bengals vs. Baltimore Ravens

Este confronto divisional é um dos mais disputados e divertido de assistir. Apesar das duas vitórias para os corvos em 2024, um dos jogos foi definido na prorrogação e outro foi com a escolha da equipe de Cincinnati Bengals de arriscar uma conversão de dois pontos, que falhou.

A defesa dos Ravens chegou de uma temporada abaixo, mas se recuperou aos poucos, e o ataque dos Bengals tentava suprir o que sua defesa não conseguia oferecer. No final, os turnovers fizeram diferença a favor dos Ravens em ambos os jogos.

Em 2025, a situação é parecida. Ravens se recuperou de uma campanha de 1-5 para 6-5, dividindo a liderança com Pittsburgh Steelers. Entretanto, o ataque de Baltimore é não tão efetivo quanto em comparação ao ano passado. Na redzone, a franquia era a melhor da liga, com 74% de aproveitamento, mas despencou para a 30ª posição, com 46%.

Já os Bengals, com campanha 3-8, precisam vencer todos os jogos para conseguir uma vaga nos playoffs direto pela divisão, já que dificilmente conseguirá pelo wildcard, que já tem seis times com campanha positiva na disputa.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se