Após nove temporadas vestindo a camisa do Fortaleza, o lateral-direito Tinga se despediu do Leão do Pici e não permanecerá para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro.
O Tricolor promoveu uma série de homenagens ao jogador, que é o terceiro atleta que mais vestiu a camisa do clube. Ao todo, foram 389 jogos, com 26 gols marcados e 35 assistências anotadas.
Marcado pra sempre na nossa história!
Mateus Lotif/FEC #FortalezaEC pic.twitter.com/ibYHvzGI49
— Fortaleza Esporte Clube (@FortalezaEC) December 22, 2025
Durante sua passagem pelo Fortaleza, Tinga conquistou 10 títulos: Campeonato Cearense (2015, 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023), Campeonato Brasileiro da Série B de 2018 e Copa do Nordeste (2019, 2022 e 2024).
Em sua despedida, o lateral agradeceu ao clube e demonstrou gratidão ao Fortaleza:
"Foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida eu ter ido para Fortaleza, vestir a camisa do Fortaleza e eu sou muito grato. Tanta gente que passou e que eu vi passar desde funcionários, jogadores, diretoria e o torcedor que sempre esteve aqui nos momentos bons ou ruins sonhando em uma Série C de dificuldades, depois conseguiu o acesso, veio a Série B, que passou tão rápido, e depois a Série A, ficamos tanto tempo, e o nosso torcedor aproveitou e tenho certeza que vai voltar o mais rápido possível. Que a partir de 2026 o nosso torcedor, funcionários e jogadores curtam cada momento, cada vitória como a última, espero no fundo do meu coração, vou ficar sempre na torcida", disse o ídolo do Fortaleza.
O CEO da SAF do Leão do Pici, Marcelo Paz, também aproveitou a oportunidade para se despedir e homenagear o jogador histórico do Tricolor:
"O Tinga se confunde com a história recente do Fortaleza, ele é o Fortaleza. Na hora que ele sai, uma parte do Fortaleza sai, mas fica a história, o legado, o cara que nasceu para jogar no Fortaleza, já usei essa frase algumas vezes. A história dele aqui não é nada por acaso, eu teria alguns episódios para lembrar: títulos, gols em clássicos, a nossa primeira vitória internacional, ele fez um gol contra o San Lorenzo, gol na semifinal da Sul-Americana, assistências históricas, tem tanta coisa. Eu tive esse orgulho de viver com ele, em 2018 ele me liga e diz 'eu quero voltar, não importa o salário, meu coração mandou ligar para você, meu lugar é aí'. É um ídolo, um capitão, é a história do Clube. Na minha seleção da história do Fortaleza, ele é o lateral-direito, e eu tenho certeza que isso aqui é um até breve, não é uma despedida. O Fortaleza ama o Tinga, e o Tinga ama o Fortaleza", declarou o dirigente.
Além de Tinga, outro jogador histórico deixou o clube no início deste mês: Yago Pikachu, após mais de 300 jogos com a camisa do Laion.