Luiz Henrique é o que falta para o Flamengo engrenar em 2026?

Ponta direita é uma posição "carente" no Rubro-Negro, com craque do Zenit (RUS) podendo sanar lacuna

7 ago 2026 - 07h32
(atualizado às 07h32)
Luiz Araújo não marca pelo Flamengo desde abril –
Luiz Araújo não marca pelo Flamengo desde abril –
Foto: Adriano Fontes / Flamengo / Jogada10

Durante a negociação do Flamengo por Thiago Almada, a caminho do River Plate (ARG), muito se falou sobre a qualidade do jogador, mas também sobre a falta de necessidade de um meia ofensivo. Isso porque o técnico Leonardo Jardim já conta com o intocável de Arrascaeta e até mesmo com Lucas Paquetá, apesar da preferência do camisa 20 em atuar como segundo volante.

Assim, o pensamento era de que havia uma lacuna mais importante a atacar na janela de transferências, aberta na reta final de julho: a ponta direita. Diversos jogadores passam pelo setor, mas não se encontram na temporada. Seria, então, Luiz Henrique, alvo do Fla, a solução dos problemas nesta má fase vivida pelo clube? Vejamos.

Publicidade

Ponta direita é o problema do Flamengo na temporada?

Atualmente, os jogadores com mais atuações pelo lado direito do campo são Luiz Araújo, Gonzalo Plata e Jorge Carrascal. O primeiro é o que está há mais tempo no clube. Ex-São Paulo, o ponta chegou em 2023 como um grande reforço e logo se encaixou na equipe, participando de gols e assistências. Sua bola parada, aliás, é um ponto forte.

Luiz Araújo não marca pelo Flamengo desde abril –
Foto: Adriano Fontes / Flamengo / Jogada10

Não à toa, participou de 23 gols e 21 assistências até o fim da temporada 2025. Em 2026, porém, só esteve envolvido em seis gols nas 25 partidas que realizou, sendo apenas 11 como titular. Sua melhor aparição foi em março, contra o Remo, em vitória apor 3 a 0, pela sétima rodada do Brasileirão. Na ocasião, marcou e assistiu no triunfo no Maracanã. A falta de constância, porém, pesa para o ex-ponta do São Paulo.

Algo semelhante ocorre com Jorge Carrascal, contratado em 2025 junto ao Dínamo de Moscou (RUS). O ponta colombiano até agradou em sua chegada, participando de oito gols em 24 jogos. Na atual temporada, os números são parecidos. Mas há outros fatores a se analisar. O mais preocupante deles é com a disciplina em campo: o jogador é líder em expulsões na temporada, com três vermelhos, já somando dois ganchos diferentes em 2026. A importância dos jogos também pesou, já que um foi contra o Corinthians, na derrota na Supercopa Rei do Brasil; outro contra o Fluminense, pelo Brasileirão; e o terceiro contra o Palmeiras, ainda no primeiro tempo de jogo tratado como "final antecipada".

Carrascal teve bons momentos pelo Flamengo, mas ainda não deslanchou –
Foto: Gilvan de Souza / Flamengo / Jogada10

E Plata?

Gonzalo Plata, por sua vez, oferece bastante jogo, sendo voluntarioso pelo lado direito e aguentando muitos minutos em campo por sua resistência (e também velocidade). No entanto, os problemas são evidentes: o jogador, além de sofrer com muitas lesões (atualmente, está se recuperando de tendinite, aliás), faz poucos gols. Em 2026, foram apenas dois em 24 partidas. A tendência de Plata em cortar para dentro e atrasar o chute é um dos fatores tratados como negativo pela torcida.

Publicidade
Plata tem apenas nove gols em três anos de Flamengo –
Foto: Adriano Fontes / Flamengo / Jogada10

Dessa forma, Luiz Henrique chegaria já com status de titular no setor. Em sua passagem pelo Botafogo, em 2024, brilhou ao marcar 12 gols e contribuir com cinco assistências em 55 partidas. O físico do atleta de 25 anos chama a atenção. Não à toa, o Flamengo está se disponibilizando a abrir os cofres para tirá-lo do Zenit (RUS). Seria essa a solução dos problemas do Fla?

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  Twitter, Instagram e Facebook.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se