Ainda em clima de "luto", como descreveu o próprio treinador, Filipe Luís evitou falar publicamente sobre a renovação de contrato após o Flamengo ser vice-campeão da Copa Intercontinental, derrotado pelo Paris Saint-Germain nos pênaltis, na noite desta quarta-feira (17), em Doha, no Catar. O tema, porém, acabou surgindo no fim da entrevista coletiva, quando o técnico respondeu a uma pergunta da imprensa espanhola e revelou que tem uma reunião marcada para esta quinta-feira com o presidente Bap e o diretor de futebol rubro-negro, José Boto.
"— Acaba o contrato agora. Estamos em negociação para renovar. Todo mundo sabe meu sonho. Obviamente, quero voltar à Europa um dia. Me preparei muito para isso. No momento, minha realidade é o Flamengo. Estou muito feliz com esses jogadores, me deram a vida. Me sinto representado, sinto que sou no campo quando vejo a minha equipe. A única coisa que controlo é uma conversa que haverá amanhã entre o presidente, Boto (diretor de futebol) e eu. Sentaremos e decidiremos o que haverá no futuro. No momento, não tenho mais o que falar."
Em início de jornada como treinador, Filipe Luís soma pouco mais de um ano comandando uma equipe profissional e já conquistou cinco títulos: Libertadores, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Supercopa e Campeonato Carioca. O contrato do técnico termina no fim deste mês, e a diretoria do Flamengo colocou sobre a mesa uma proposta de reajuste salarial, mediante a valorização do treinador no mercado, sua remuneração segue a mesma de quando foi promovido da base, menor que a de grande parte do elenco.
A conclusão sobre a permanência, no entanto, não passa apenas pela questão financeira, Filipe Luís já demonstrou publicamente o desejo de retornar à Europa, onde pretende buscar uma conquista que não conseguiu como jogador: o título da Champions League. Após a final da Copa Intercontinental, o técnico do PSG, Luis Enrique, elogiou o desempenho rubro-negro e destacou o potencial do treinador brasileiro.
"— Filipe pode treinar qualquer equipe do mundo, é muito jovem. Tudo que vimos na análise foi cumprido. Uma equipe que jogou com a bola de maneira perfeita, que também jogou no espaço. São muito rápidos. Claramente é o Flamengo. Esteve num nível muito alto. Fácil não, foi muito difícil, mas a mentalidade e a qualidade dos meus jogadores, de jogar um bom futebol…. Foi um prazer jogar contra o Flamengo"