O grupo principal do Flamengo demonstra dificuldade em repetir o desempenho marcante da temporada passada, já que a defesa apresenta um declínio em sua performance. A desconfiança e preocupação no Rubro-Negro tiveram o ponto de partida logo nos primeiros jogos da temporada. Afinal, as peças alternativas, em sua maioria promessas, que entraram em campo nos primeiros duelos do ano acumularam resultados negativos. Com isso, houve alteração do planejamento e uma antecipação da estreia do elenco principal.
Até o momento, as opções que integram o grupo profissional do time da Gávea já disputaram nove jogos e não sofreram gols em apenas um deles. O contexto representa um declínio na consistência defensiva que o time apresentou na temporada passada. Neste intervalo de nove partidas em 2026, o Flamengo foi vazada em 11 ocasiões e contém uma média de 1,22 gol por jogo.
Portanto, um crescimento da fragilidade defensiva acima do dobro em comparação a 2025. A propósito, na última temporada, em 74 partidas, o Rubro-Negro sofreu somente 43 gols, ou seja, uma média de 0,58 por duelo. Inclusive, aspecto essencial para o time construir uma temporada vitoriosa, com quatro títulos.
Revés para o Lanús escancara fragilidade defensiva
O resultado negativo para o Lanús, na Argentina, no jogo de ida da decisão da Recopa Sul-Americana, ressaltou a vulnerabilidade defensiva do time da Gávea. Afinal, a equipe argentina somou lances ofensivos de perigo em que se destacaram pelas infiltrações e o Flamengo demonstrou dificuldades em conter o ímpeto do adversário em diversas oportunidades.
Decisão para o Flamengo no Maracanã
O Rubro Negro e o Lanús se reencontrarão pela partida de volta da final da Recopa Sul-Americana, no Maracanã, na próxima quinta-feira (26). O confronto tem caráter decisivo, já que pode render o primeiro título da equipe carioca na temporada. Especialmente depois do vice-campeonato na Supercopa do Brasil pela derrota para o Corinthians.
Assim, o time da Gávea conquistará o troféu da Recopa Sul-Americana, de maneira direta, se construir uma vitória por dois ou mais gols de diferença. Já em caso de um triunfo por somente um gol, haverá uma repetição do resultado do primeiro jogo e a definição da conquista será em disputa de pênaltis. Em contrapartida, um empate ou nova derrota assegurará o título ao Lanús.
redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.