Cruz Azul: quem é o adversário do Flamengo em estreia da Copa Intercontinental

Em três jogos, a equipe brasileira nunca venceu o adversário mexicano

10 dez 2025 - 04h59
Resumo
Flamengo enfrenta o Cruz Azul na estreia da Copa Intercontinental, adversário mexicano com histórico vitorioso, mas que vive momento de crise; brasileiros nunca venceram o time em três confrontos anteriores.
Cruz Azul será o adversário do Flamengo na estreia da Copa Intercontinental
Cruz Azul será o adversário do Flamengo na estreia da Copa Intercontinental
Foto: Manuel Velasquez/Getty Images

O Flamengo vai iniciar a disputa pelo título da Copa Intercontinental nesta quarta-feira, 10, contra o Cruz Azul, do México. O adversário pode até não ser dos mais conhecidos entre os brasileiros, mas é um dos gigantes do futebol mexicano. 

Com uma história quase centenária, a equipe foi fundada em 1927 por iniciativa de funcionários da empresa de cimento ‘Cooperativa Cruz Azul’ e se profissionalizou na década de 1960 e virou uma potência do futebol mexicano.

Publicidade

Em sua sala de troféus, são nove conquistas do Campeonato Mexicano, quatro da Copa do México e sete da Copa dos Campeões da Concacaf. Na competição continental, inclusive, ‘Los Celestes’ são os maiores campeões ao lado do América.

Mais do que os títulos, o Cruz Azul carrega glórias por campanhas marcantes. Quando as equipes da Concacaf disputavam a Copa Libertadores, os mexicanos chegaram à decisão da edição de 2001, mas acabaram derrotados pelo Boca Juniors, da Argentina, nos pênaltis.

Toda essa história vitoriosa da equipe de Jasso passou pelas mãos e pés de ídolos históricos. Para muitos, o principal desses nomes é o de Miguel Marín. Na década de 1970, o goleiro argentino disputou 309 partidas por ‘La Maquina’, levantou cinco títulos do Campeonato Mexicano e construiu uma rica identificação com os torcedores.

Para esta edição da Copa Intercontinental, contudo, o Cruz Azul chega em momento de crise. Sob o comando do ex-cruzeirense Nicolás Larcamón, a equipe foi eliminada para o Tigres nas semifinais do Campeonato Mexicano. 

Publicidade

Também neste ano, os mexicanos amargaram um dos grandes vexames de sua história recente. Pela Leagues Cup, em julho, o time de Larcamón foi goleado por 7 a 0 para o Seattle Sounders, com todos os gols marcados no segundo tempo.

Com o cenário caótico, o Cruz Azul enfrentará o Flamengo pela quarta vez em sua história. Um detalhe, inclusive, chama a atenção: ‘La Máquina’ nunca perdeu para a equipe carioca. 

O primeiro encontro aconteceu em 1985, no Torneio Juarez. Na ocasião, após empate em 2 a 2 com a bola rolando, os mexicanos levaram a melhor por 9 a 8 nos pênaltis. No mesmo ano, o Cruz Azul bateu a equipe brasileira por 2 a 0 no Torneio Quadrangular Rosa de Ouro. 

O último encontro veio dois anos depois, em 1987. No Torneio Azteca, o Cruz Azul venceu por 1 a 0. Nesta quarta, quase quatro décadas depois, brasileiros e mexicanos voltam a medir forças a partir das 14h (de Brasília), no estádio Ahmad bin Ali, em Doha, no Catar.

Publicidade
Fonte: Portal Terra
Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações