AeroFla para o Catar tem confusão, pedras e bombas de gás no Galeão

Parte da torcida tentou romper barreira policial no Terminal de Cargas e PM reagiu com armamento não letal; tumulto ocorreu devido ao esquem

6 dez 2025 - 16h32
(atualizado às 16h33)
Resumo
O embarque do Flamengo para o Catar, no Aeroporto do Galeão, acabou em confronto entre torcedores e a Polícia Militar, envolvendo pedras e bombas de gás, após tentativa de invasão das barreiras de segurança.
AeroFla tem confusão e bombas de gás no embarque do Flamengo para o Catar
AeroFla tem confusão e bombas de gás no embarque do Flamengo para o Catar
Foto:

A festa organizada para o embarque do Flamengo rumo ao Catar, na disputa da Copa Intercontinental, transformou-se em cenário de guerra no início da tarde deste sábado, 6. O tradicional "AeroFla", no Aeroporto do Galeão, terminou com confusão generalizada entre parte da torcida rubro-negra e a Polícia Militar.

O tumulto começou quando um grupo de torcedores tentou furar a barreira de segurança montada em frente ao Terminal de Cargas. O objetivo era se aproximar do ônibus da delegação, algo que foi estritamente proibido no novo esquema tático das autoridades.

Publicidade
  • Está no Tiktok? O Terra Esportes chegou por lá para te manter informado de um jeito diferente e divertido. Siga nosso perfil, curta e compartilhe! Inscreva-se no canal do Terra

Diante da tentativa de invasão, o Batalhão de Choque reagiu. Pedras foram arremessadas contra os agentes e seguranças privados, que revidaram com bombas de gás lacrimogêneo e spray de pimenta para dispersar a multidão. Houve correria e relatos de mal-estar entre crianças e idosos que estavam na região do conflito para apoiar o time, gerando muitas reclamações por parte dos torcedores.

Mudança de rota e tensão com rival

Antes do confronto físico, o clima já era tenso. Torcedores protestaram contra o isolamento do ônibus da delegação. A rigidez na segurança foi uma resposta direta aos eventos do embarque anterior para a final da Libertadores em Lima, quando a torcida conseguiu cercar e até entrar no veículo dos jogadores.

Além disso, a PM alterou a rota de saída da torcida, o que aumentou a desorganização na hora da dispersão. Segundo apuração, havia também uma preocupação logística das autoridades com o embarque da delegação do Vasco, que ocorreria próximo dali, no salão nobre, visando evitar um encontro entre as organizadas rivais.

Publicidade

Caminho no Catar

Passado o susto, o Flamengo foca no campo. O time treina na noite de domingo (horário local) já em solo catari. O Rubro-Negro precisa vencer o Cruz Azul para avançar e encarar o Pyramids (Egito). Caso chegue à final, o adversário será o poderoso PSG. Todos os duelos ocorrem no estádio Ahmad bin Ali.

Este não foi o único episódio de tensão envolvendo a torcida rubro-negra e as forças de segurança nesta reta final de temporada. O clima festivo das conquistas recentes tem sido frequentemente marcado por excessos e reações enérgicas da polícia.

No final de novembro, durante a comemoração do tetracampeonato da Libertadores no Centro do Rio, cenas parecidas foram registradas. Na ocasião, o desfile do trio elétrico terminou com balas de borracha e feridos após torcedores tentarem ultrapassar barreiras próximas ao Ministério da Fazenda.

Avião do Flamengo chega ao Rio e torcida toma conta das ruas da cidade; veja
Video Player
Fonte: Portal Terra
Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações