Árbitro da Somália é barrado ao chegar aos EUA para a Copa do Mundo

Omar Abdulkadir é considerado um dos principais nomes da arbitragem africana na atualidade e teve sua entrada negada no país

8 jun 2026 - 11h22
(atualizado às 11h25)
Omar Abdulkadir Artan, árbitro da Somália –
Omar Abdulkadir Artan, árbitro da Somália –
Foto: Reprodução/Instagram / Jogada10

Omar Abdulkadir Artan, da Somália, considerado um dos principais nomes da arbitragem africana na atualidade, viveu uma situação inesperada às vésperas da Copa do Mundo de 2026. Após anos de preparação para atuar no principal torneio do futebol mundial, ele teve a entrada negada nos Estados Unidos e precisou retornar à Turquia. A informação é do jornalista Micky Jnr, que cobre o futebol africano.

De acordo com o comunicador, Artan enfrentou dificuldades ainda no processo de obtenção do visto para viajar a um dos países-sede do Mundial. Após mobilização de torcedores, profissionais do futebol e usuários das redes, o árbitro conseguiu a autorização necessária para embarcar rumo aos Estados Unidos.

Publicidade

Dessa forma, o somali iniciou a viagem no Quênia, passou pela Turquia e chegou ao território norte-americano. No entanto, ao desembarcar, agentes de imigração teriam impedido sua entrada no país. Até o momento, nenhuma explicação oficial sobre a decisão foi divulgada pelas autoridades responsáveis e pela Fifa.

Omar Abdulkadir Artan, árbitro da Somália –
Foto: Reprodução/Instagram / Jogada10

A situação gerou repercussão entre profissionais do futebol e torcedores. Omar Abdulkadir Artan construiu sua trajetória ao longo de anos na arbitragem internacional e conquistou espaço entre os principais árbitros do continente africano, algo que o credenciou a participar da Copa do Mundo. Ele apitou a final da Liga dos Campeões da África do ano passado entre Pyramids FC x Mamelodi Sundowns.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações