Depois de 11 participações seguidas, o River Plate corre sérios riscos de ficar fora da Libertadores em 2026. A combinação de resultados ao fim da 15ª rodada do Clausura, no Campeonato Argentino, deixou a equipe em uma situação delicada. O River perdeu o clássico para o Boca Juniors, no domingo, 9, e viu o Argentinos Juniors superar o Belgrano, resultado que prejudicou os planos da equipe de Marcelo Gallardo.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O retrospecto recente do River pela liga local é sofrível. São seis derrotas nos últimos sete jogos, o que deixa a missão de estar no mata-mata do Clausura ameaçada, e consequentemente a não classificação para a Libertadores. A esperança dos Millonarios é buscar a classificação pela colocação anual.
Isso porque a Argentina tem direito a seis vagas na Libertadores, uma para o campeão do Apertura, outra para o vencedor do Clausura, uma para o campeão da Copa da Argentina e três para os melhores colocados anual (soma da pontuação nas fases de liga de Apertura e Clausura).
Quatro dessas vagas já estão preenchidas, com o Platense, campeão do Apertura, e o Independiente Rivadavia, que conquistou a Copa. Rosario Central e Boca Juniors também já garantiram participação, pois asseguraram primeiro e segundo lugares respectivamente, da classificação anual.
A maneira mais fácil do River conquistar a sua vaga via classificação anual é vencer o Vélez Sarsfield no domingo, fora de casa, e torcer contra o Argentinos Juniors, que encara o Estudiantes, também como visitante.
Cenário
A equipe de Gallardo atualmente está na quarta colocação anual. Portanto, uma vitória no final de semana, combinado com um revés do Argentinos Jrs., garantiria uma vaga na pré-Libertadores.
O outro cenário seria um empate do Argentinos Jrs. com o Estudiantes e o River vencer o seu duelo por um placar que supere os dois gols de diferença. Ainda existe a chance de jogar a pré-Libertadores caso termine em quarto na classificação anual, mas para isso um dos três melhores terá que conquistar o Clausura.
O panorama menos provável para uma classificação direta, seria o River conquistar a classificação para as oitavas do Clausura e vencer o mata-mata até a final.
Desde 2015, o River Plate é a equipe argentina com maior sucesso na Libertadores. São onze participações ininterruptas e as conquistas dos títulos em 2015 e 2018 e o vice de 2019, diante do Flamengo.