Atacante do Liverpool recusa convocação da seleção nacional

O atacante optou por não se apresentar para defender a Azzurra

11 nov 2025 - 11h21
(atualizado às 12h36)
(
(
Foto: Esporte News Mundo

O atacante italiano Federico Chiesa, do Liverpool, optou por não se apresentar para defender a seleção italiana nos últimos dois jogos da Azzurra das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. A decisão foi confirmada pelo técnico Gennaro Gattuso durante coletiva de imprensa. 

O comandante afirmou que não tinha outra alternativa a não ser respeitar a decisão do atacante, tendo em vista que os confrontos vão decidir o destino da seleção nas eliminatórias. A Itália ocupa a segunda colocação e vai enfrentar a Noruega na Data Fifa, e o confronto vai decidir quem fica com a vaga direta para a Copa do Mundo. 

Publicidade

"Converso frequentemente com Chiesa, precisamos simplesmente respeitar a decisão que cada um de nós toma e as questões que temos. Não há mais nada a dizer, esta é a verdade. Foi uma escolha de Chiesa? Sim, é fácil perceber, caso contrário, não estaria explicando isso pela quinta vez", explicou Gattuso. 

Segundo a imprensa italiana, a ausência do jogador da seleção se trata de pressões psicológicas por conta de ele não se sentir pronto para voltar a defender a Azzurri para ocupar um cargo de liderança no elenco. O técnico conversou com o jogador durante as duas últimas Datas Fifas. 

Chiesa comemorando um gol pela Itália
Foto: Claudio Villa/Getty Images / Esporte News Mundo

Chiesa foi peça-chave para a conquista da Eurocopa de 2021, com gols importantes nas fases agudas do torneio. O atacante do Liverpool é um dos principais jogadores da Itália e, mesmo com tempo limitado dentro de campo na atual temporada, marcou dois gols e deu três assistências em 12 jogos pelos Reds. 

Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações