Edneusa é bronze na maratona e encerra participação no Rio

18 set 2016 - 12h29
(atualizado às 12h59)

Fechando a participação brasileira nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016, a maratona trouxe a última medalha do país. Na maratona feminina T11/12 - para cegos - Edneusa de Jesus foi bronze, enquanto Alex Douglas da Silva não conseguiu completar a competição masculina T46.

Edneusa de Jesus
Edneusa de Jesus
Foto: Twitter/@Brasil2016 / Reprodução

Líder da prova na virada dos 10 e dos 15 quilômetros e se posicionando entre os três primeiros até a metade da Maratona, Alex não aguentou o ritmo, passou mal e precisou abandonar a competição no 25º quilômetro após 1h33min59s. A medalha de ouro ficou com o chinês Li Chaoyan.

Publicidade

Já no feminino, Edneusa de Jesus foi muito constante e se manteve entre as três primeiras colocações durante toda a prova. Distante da líder espanhola, a brasileira disputou a segunda colocação com a japonesa Misato Michishta.

Ultrapassada no quilômetro 30, Edneusa manteve o ritmo e garantiu o último pódio brasileiro no Rio 2016, ficando com a medalha de bronze. Elena Congost, da Espanha, ficou com a medalha de ouro após liderar de ponta a ponta e Michishta levou a prata.

Com o pódio de Edneusa, o Brasil encerra os Jogos Paralímpicos com 14 medalhas de ouro, 29 de prata e 29 de bronze. Na outra disputa de bronze do dia, o vôlei sentado masculino foi superado pelo Egito e ficou sem medalha.

Totalizando 72 pódios, quebrando por muito o recorde anterior do país, as 47 medalhas de Pequim 2008, o Brasil fecha o Rio 2016 na oitava colocação, fora da meta da CPB, mas feliz pela campanha histórica em casa.

Publicidade
Gazeta Esportiva
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se