Libertadores tem reação brasileira e 4 argentinos ameaçados

10 abr 2015 - 10h41
(atualizado às 11h16)

Falta pouco para acabar a primeira fase da Copa Libertadores. Em quatro grupos resta apenas uma rodada para ser disputada. Nos outros ainda é preciso disputar duas. Mas a partir de agora cada jogo é decisivo e pode definir os classificados para as oitavas de final.

<p>Cruzeiro começou mal e representa bem a evolução dos times brasileiros na Libertadores</p>
Cruzeiro começou mal e representa bem a evolução dos times brasileiros na Libertadores
Foto: Cristiane Mattos / Futura Press

Neste momento os times brasileiros estão em evolução e, após muitas dificuldades, alcançaram situações um pouco mais confortáveis - o São Paulo é o que está mais ameaçado e em crise, mas ainda é segundo lugar do Grupo 2. Atlético-MG, Internacional e Cruzeiro superaram inícios difíceis e, com exceção do Galo, já têm a classificação encaminhada

Publicidade

Já River Plate, Estudiantes e San Lorenzo, clubes tradicionais da Argentina, além do mediano Huracán, correm risco razoável de eliminação. Por outro lado, Racing e Boca Juniors estão classificados, assim como o mexicano Tigres.  

Veja como está a situação de cada grupo da Libertadores: 

Grupo 1

Atlético-MG contará com a força do Independência na última rodada
Foto: Bruno Cantini / Atlético-MG / Divulgação

Publicidade
Time Pontos Vitórias Saldo de gols Gols pró Gols sofridos
Colo-Colo-CHI 9 3 4 8 4
Santa Fé-COL 6 2 0 4 4
Atlético-MG 6 2 0 3 3
Atlas-MEX 3 1 -4 2 6

O Atlético-MG estava em uma situação bastante complicada até esta quinta-feira. Mas a vitória difícil contra o Independiente de Santa Fé trouxe alívio e esperança. Agora o Atlético-MG vai encarar, fora de casa, o pior time do grupo. Se vencer, tem grandes chances de chegar na última rodada dentro da zona de classificação. E ainda vai decidir tudo em casa, contra o Colo-Colo. O grupo é forte e não será fácil, mas o Atlético-MG mostrou que "yes, he CAM".

Grupo 2

Pato lamenta após derrota do São Paulo para San Lorenzo
Foto: Marcos Brindicci / Reuters

Time Pontos Vitórias Saldo de gols Gols pró Gols sofridos
Corinthians 12 4 8 9 1
São Paulo 6 2 2 5 3
San Lorenzo-ARG 6 2 0 3 3
Danubio-URU 0 0 -10 2 12

O "grupo da morte" não teve tanto equilíbrio quanto se esperava. O ótimo futebol do Corinthians e as péssimas atuações do Danubio deixaram tudo desigual. Agora o time alvinegro está praticamente classificado - falta apenas um ponto para isso - e busca o primeiro lugar na classificação geral. O grande adversário é o Boca Juniors, que tem cinco vitórias em cinco jogos. O Corinthians tem quatro e vai enfrentar o San Lorenzo, em casa, para continuar pau a pau com os argentinos.

Tite admite Corinthians cansado por maratona de jogos
Video Player

A grande disputa do grupo ficou entre São Paulo e San Lorenzo. O jogo-chave para o clube paulista é contra o Danubio, na próxima rodada, fora de casa. Se não vencer, terá que lutar pela vaga na última rodada, logo contra o Corinthians. O San Lorenzo pegará o Danubio no último jogo, em casa, e dificilmente deixará escapar a vaga.

Publicidade

Grupo 3

Time Pontos Vitórias Saldo de gols Gols pró Gols sofridos
Cruzeiro 8 2 5 5 0
Universitario Sucre-BOL 6 1 1 2 1
Huracán-ARG 4 0 0 3 3
Mineiros-VEN 1 0 -6 2 -8

Após empatar os dois primeiros jogos, o Cruzeiro se recuperou e ficou em ótima situação no grupo. O time pode até se classificar com um empate na próxima rodada, em jogo contra o Huracán, fora de casa. Se perder, ainda jogará em casa, contra o Universitario Sucre, para se classificar. O bicampeão brasileiro tem que errar muito para não avançar.

Grupo 4

Apesar das dificuldades, agora o Inter depende apenas de si para avançar
Foto: Alexandre Lops / Internacional/Divulgação

Time Pontos Vitórias Saldo de gols Gols pró Gols sofridos
Emelec-EQU 7 2 3 7 4
Internacional 7 2 1 8 7
The Strongest-BOL 6 2 -1 9 10
Universidad do Chile 3 1 -3 7 10

O grupo ainda está bastante equilibrado, já que todos times têm chances de avançar. Mas o Inter tem uma boa oportunidade na próxima rodada, pois vai enfrentar o time de pior campanha do grupo, Universidad do Chile. Mesmo fora de casa, tem força para vencer e pode até assumir a liderança do grupo - o Emelec terá dificuldades para jogar na altitude de La Paz, contra o The Strongest. Depois, o Inter vai enfrentar o The Strongest em casa e deve mostrar que é o mais forte do grupo.

Grupo 5

Boca deve ter a vantagem de jogar todas partidas decisivas do mata-mata em casa
Foto: Andres Stapff / Reuters

Time Pontos Vitórias Saldo de gols Gols pró Gols sofridos
Boca Juniors-ARG 15 5 15 17 2
Palestino-CHI 7 2 2 6 4
Montevideo Wanderers-URU 7 2 -2 6 8
Zamora-VEN 0 0 -15 3 18

Absolutamente classificado, o Boca Juniors quer apenas confirmar a melhor campanha da primeira fase. A missão não é tão difícil, pois vai enfrentar o Palestino, em casa, na última rodada. Se vencer, será praticamente inalcançável - apenas o Corinthians poderá se superá-lo, mas precisará vencer San Lorenzo e São Paulo e ainda tirar a enorme diferença no saldo de gols.

Publicidade

O duelo pela segunda vaga tende a terminar com classificação do Montevideo Wanderers, já que vai enfrentar o fraco e eliminado Zamora, fora de casa.

Grupo 6

Time Pontos Vitórias Saldo de gols Gols pró Gols sofridos
Tigres-MEX 11 3 8 11 3
Juan Aurich-PER 6 1 -1 5 6
River Plate-ARG 4 0 -2 5 7
San José-BOL 4 1 -5 3 8

Classificado para a próxima fase, o Tigres pode ser a salvação para o River Plate. Precisa vencer ou pelo menos empatar com o Juan Aurich, na próxima rodada, para o time argentino ter alguma chance. E o River, que nem venceu até agora, ainda precisa fazer sua parte, que não é tão fácil: vai enfrentar o San José, que, apesar de fraco, tem remotas chances de classificação e não vai se entregar no Monumental de Nuñez.

Grupo 7

Time Pontos Vitórias Saldo de gols Gols pró Gols sofridos
Nacional de Medelín-COL 8 2 1 8 7
Libertad-PAR 8 2 1 5 4
Estudiantes-ARG 7 2 2 5 3
Barcelona-EQU 4 1 -4 5 9

Apesar de estar em terceiro lugar a uma rodada do fim, o Estudiantes-ARG ainda tem chances de se classificar. O time do presidente Juan Sebastián Verón vai enfrentar o eliminado Barcelona-EQU e precisa vencer. Se conseguir, está classificado, pois Nacional de Medelín e Libertad terão que "se matar" na última rodada.

Grupo 8

Publicidade
Time Pontos Vitórias Saldo de gols Gols pró Gols sofridos
Racing-ARG 9 3 7 12 5
Guaraní-PAR 8 2 2 11 9
Sporting Cristal-PER 6 1 -1 5 6
Deportivo Táchira-VEN 3 0 -8 4 12

O Racing-ARG já está classificado, pois Guaraní e Sporting Cristal também terão que "se matar" na última rodada. Apesar de estar em terceiro lugar, o time peruano tem a vantagem de jogar em casa. Esse jogo certamente será um dos mais emocionantes da últimada rodada da Libertadores.

Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se