No jogo solitário da noite de sábado do Brasileirão, Ceará e Cruzeiro fizeram uma partida de muita transpiração e pouca inspiração no Castelão. O Vozão saiu na frente com Zanocelo, mas a Raposa empatou com gol contra de Willian Machado pouco depois. Com o placar em 1 a 1, o Cruzeiro não tem mais chances de conquistar o título brasileiro, enquanto o Ceará segue ameaçado pela zona de rebaixamento.
Na próxima rodada, o Cruzeiro recebe o Botafogo, no dia 4 de dezembro, no Mineirão, às 19h30. Por outro lado, o Ceará visita o Flamengo, na quarta, dia 3, às 21h30, no Maracanã, no jogo que pode marcar a conquista do título brasileiro do rubro-negro.
Raposa domina o jogo
Entrando na rodada com chances matemáticas de título, o Cruzeiro fez de tudo para abrir o placar da partida no primeiro tempo de jogo no Castelão. A Raposa controlou os minutos iniciais no Castelão e criou as melhores oportunidades de gol.
Com maior volume em campo, o Cruzeiro chegou a balançar as redes em dois momentos. Na primeira, Christian aproveitou assistência de Gabigol e empurrou para as redes do Ceará, mas a arbitragem anulou o lance por impedimento. Nos minutos finais do primeiro tempo, Christian mais uma vez marcou para a Raposa, mas novamente a jogada foi anulada por impedimento.
Vozão aproveita vacilo e sai na frente
Na volta do intervalo, o Ceará voltou mais agressivo, diminuiu os espaços do Cruzeiro e passou a ter mais a bola. E foi justamente em um momento de pressão na defesa cruzeirense que o Vozão aproveitou para abrir o placar. Lucas Mugni ajeitou para Zanocelo finalizar e o volante do Ceará acertou um belo chute. Mandantes em vantagem no Castelão.
Tudo igual após vacilo
Para manter as chances de título ainda vivas, o Cruzeiro voltou a adiantar suas linhas para pressionar o Ceará em busca da virada. Em uma estocada pelo lado esquerdo - onde o Ceará mais sofreu - a Raposa empatou o jogo. Kaiki cruzou na direção do gol e Willian Machado, ao tentar cortar, jogou contra o próprio gol e marcou contra. Tudo igual no Castelão e reta final de jogo eletrizante.
Empate ruim para os dois
E os últimos minutos de partida foram de muita emoção, muita tensão e pouco futebol. Na base da transpiração e da pressão, o Ceará foi atrás do gol que daria um pouco mais de tranquilidade para a reta final de Brasileirão. O Vozão teve uma boa chance de marcar, mas Galeano jogou para fora após rebote de Cássio. Já o Cruzeiro pouco produziu após empatar. No fim, a igualdade foi ruim para as aspirações dos dois times.
CEARÁ 1×1 CRUZEIRO
Campeonato Brasileiro Série A - 36ª rodada
Data: 29/11/2025
Local: Castelão, Fortaleza (CE)
Gols: Zanocelo (1-0, 11'/2T), Willian Machado (contra, 1-1, 26'/2T)
CEARÁ: Bruno Ferreira; Fabiano Souza, Marcos Victor, Willian Machado e Matheus Bahia; Vinicius Zanocelo (Richardson) e Dieguinho (Fernando Sobral); Fernandinho (Paulo Baya), Lucas Mugni (Vina) e Galeano; Pedro Raul (Aylon). Técnico: Leo Condé.
CRUZEIRO: Cássio; William, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Walace (Matheus Henrique) e Lucas Silva (Eduardo); Christian (Japa), Matheus Pereira e Keny Arroyo (Sinisterra); Gabigol (Bolasie). Técnico: Leonardo Jardim.
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Daniel Henrique da Silva Andrade (DF)
VAR: Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC)
Cartões amarelos: Matheus Bahia, Willian Machado (CEA); Walace, Lucas Silva, Matheus Pereira, Gabigol (CRU)
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.