Sócias do Corinthians protestam no Parque São Jorge contra Augusto Melo, acusado de misoginia

20 nov 2023 - 12h49
(atualizado às 16h04)

Associadas do Corinthians foram até o Parque São Jorge na manhã desta segunda-feira protestar contra Augusto Melo, candidato à presidência do Timão que está sendo acusado de misoginia. Neste final de semana, um áudio atribuído ao candidato de teor machista e ofensivo contra Cintia Montino, assessora da diretoria administrativa do clube, vazou.

Sócias do clube andaram pelo Parque São Jorge com cartazes de protesto, entoando músicas como "Somos todas Cintias" e "Lugar de mulher é onde ela quiser".

Publicidade

A mensagem de voz, da qual a Gazeta Esportiva teve acesso, diz: "A Cintia, eu vou pegar ela, e deixa que eu vou falar aqui que ela cobra dinheiro para dar a b***** aqui para os velhos aqui, vou catar ela e acabar com ela aqui".

No sábado, Cintia Montino registrou um boletim de ocorrência contra o empresário. Segundo o UOL Esporte, que teve acesso ao B.O, a vítima alega que "tem crises de choro frequentes e que tem medo de encontrar com Augusto e que ele lhe faça mal, pois frequenta assiduamente o clube, onde o grupo político de Augusto é poderoso e influente".

Em contato com a Gazeta Esportiva, a assessoria de Augusto Melo confirmou que o candidato foi o autor do áudio e admitiu que ele errou ao usar tais termos para se dirigir a Cintia. Por outro lado, pessoas ligadas ao nome da oposição alegam que ele teria se sentido "traído" por ela ter se unido à situação e por difamá-lo pelo clube.

As eleições presidenciais do Corinthians estão marcadas para o próximo sábado, às 9 horas (de Brasília), na sede do clube. O pleito contará com apenas dois candidatos: André Negão, da ala política que comanda o Timão há 16 anos, e Augusto Melo, da oposição.

Publicidade

Veja os cânticos entoados pelas sócias do clube no protesto:

"Somos todas Cintias!"

"Lugar de mulher é onde ela quiser!"

"Respeita as minas!"

"Não me representa!"

"Mulher paga conta sim!"

Veja a carta aberta das sócias que compareceram ao protesto:

MANIFESTAÇÃO DAS SÓCIAS DO CORINTHIANS

CONTRA O MACHISMO, MISOGINIA E A CANDIDATURA DE AUGUSTO MELO

As Sócias dos Corinthians fizeram nesta segunda, às 11:00h, em frente ao Ginásio Wlamir Marques no Parque São Jorge, um protesto contra a candidatura de Augusto Melo e suas reiteradas demonstrações de machismo, misoginia e desprezo à figura da mulher.

Publicidade

Não podemos aceitar, em pleno 2023, que o Corinthians seja governado pelos próximos três anos por um grupo que se refere a mulheres com frequência em termos racistas, misóginos e desqualificantes, como ficou demonstrado:

- pelo áudio em que chama tia Cida, funcionária da União Barbarense, de "negrona gorda";

- pelo áudio em que ameaça difamar Cíntia Montino, assessora da Diretoria Administrativa do Corinthians, como prostituta, pela simples razão de lhe fazer oposição;

- pela postagem de Osmar Stabile em sua conta de Facebook, no dia 1° de outubro de 2018, em que a palavra "Feminismo" é destruída com um soco num filme de animação;

- pela admitida postura golpista e antidemocrática de Osmar Stabile em episódio de louvor à ditadura em 2019.

Não precisamos que outros áudios e postagens apareçam para termos a certeza de que o futuro do Corinthians poderá ser um sombrio retrocesso para o clube do "Respeite as Minas".

Publicidade

Precisamos impedir isso agora, a fim de que a participação feminina na política, na vida social do Parque São Jorge e nas arquibancadas da Neo Química Arena sejam respeitadas, e não confinadas a espaços em que as conversas fingem terem evoluído.

Esperamos que a coletividade alvinegra se sensibilize com este momento crítico do clube e demonstre empatia para dizer com todas as forças um #LugardeMulheréOndeElaQuiser e #AugustoNão

Sempre nos manifestamos em episódios que atentam contra a vocação de progresso social e justiça de gênero dentro do Corinthians nos últimos anos e temos imenso orgulho de nossa equipe de futebol feminino tetracampeã da América e pentacampeã brasileira. Assim é e assim será.

Atenciosamente

As Sócias e Torcedoras do Corinthians

Publicidade

Veja nota da assessoria de Augusto Melo a respeito do áudio contra Cintia:

A relação entre Cintia e Augusto era de amizade e envolvia até as respectivas famílias. E a discussão que tiveram aconteceu exatamente por isso. Augusto sentiu-se traído. Cintia passou a trabalhar para o grupo da situação - até aí tudo bem, cada um com suas escolhas -, mas, do nada, começou a falar mal de Augusto para diversas pessoas. Ao saber disso, Augusto a procurou para entender os motivos que a levaram a ter esse comportamento e a ignorar tantos anos de convivência e amizade. Cíntia reconheceu que errou e pediu desculpas. Chegou até a se emocionar. Porém, pouco tempo depois, voltou a difamá-lo pelo clube, fato que irritou e decepcionou profundamente Augusto e motivou a declaração maldosamente vazada. Independentemente disso, Augusto reconhece que, apesar da raiva momentânea, não deveria ter usado tais termos.

Gazeta Esportiva
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se