Em busca de afirmação, Jair e Barbieri fazem duelo da nova geração

12 set 2018 - 09h01

Flamengo e Corinthians jogam suas últimas fichas em competições eliminatórias nesta temporada a partir da próxima quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), no Maracanã. Além de colocar dois times que buscam se recuperar da instabilidade vivida, a partida de semifinal da Copa do Brasil coloca frente a frente Jair Ventura e Maurício Barbieri, técnicos da chamada nova geração que buscam se firmar no cenário nacional.

Apesar de nenhum dos treinadores terem títulos em suas carreiras, o comandante do Timão tem mais experiência na bagagem. O filho de Jairzinho levou o desacreditado Botafogo até a quarta de final da Copa Libertadores após sair das fases preliminares e a semifinal da Copa do Brasil na temporada passada.

Publicidade

Contudo, ele não conseguiu reproduzir as boas campanhas no Santos, ficando na semifinal do Campeonato Paulista e sendo demitido após a pausa para a Copa do Mundo por causa das más atuações e da campanha ruim no Campeonato Brasileiro, beirando a zona de rebaixamento.

Por sua vez, Maurício Barbieri teve como seu principal trabalho antes do Rubro-Negro o cargo de treinador do Red Bull Brasil. Ele também teve breves passagens pelo Desportivo Brasil e pelo Guarani. Sua grande chance veio quando Paulo Cesar Carpegiani foi derrotado na final do Campeonato Carioca. O treinador de 36 anos ficou como interino até ser efetivado durante a Copa do Mundo.

Barbieri foi um dos responsáveis por elevar o nível de jogo do Flamengo, que foi para a pausa para o Mundial da Rússia na primeira colocação do Campeonato Brasileiro. No entanto, o time não voltou bem para o segundo semestre, caindo para a quarta colocação no torneio nacional e sendo eliminado pelo Cruzeiro na Libertadores depois de perder por 2 a 0 no Maracanã.

Agora os dois se enfrentam para garantir vaga na grande decisão contra o vencedor de Palmeiras e Cruzeiro e ficar a dois jogos do primeiro título na carreira. Jair Ventura pode provar o motivo de ter sido contratado pelo Corinthians, enquanto Maurício Barbieri pode afastar de vez os rumores de que pode ser demitido.

Publicidade
Gazeta Esportiva
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se