Yan Couto fala ao J10: saiba como lateral fortalece raciocínio de Dorival na Seleção

Lateral-direito de vocação ofensiva teve importante função tática no segundo tempo do amistoso contra a Espanha

28 mar 2024 - 09h48
(atualizado às 10h09)
Foto: Pierre-Philippe Marcou/AFP via Getty Images - Legenda: Yan Couto impõe forte marcação a Nico Williams no amistoso contra Espanha / Jogada10

De lateral com mais participações em gols em LaLiga à Seleção Brasileira, Yan Couto retorna ao Girona em alta. Nesta Data-Fifa de março, ele conseguiu mostrar mais do que suas qualidades ofensivas ao técnico Dorival Júnior.

Com maior vocação para o ataque do que Danilo, entrou no intervalo do amistoso contra a Espanha e ajudou o Brasil a crescer de produção no começo da etapa final. Mas não parou por aí. Yan Couto cumpriu importante função tática ao atuar muito bem sem a bola. Fechou os espaços com sucesso, frustrando investidas do adversário pelo seu setor.

Publicidade

Na cabeça do treinador, para o coletivo sobressair na Canarinho, muitas vezes será preciso ir além do que se está acostumado a fazer nos clubes.

"O que precisamos para ter uma equipe competitiva é organização e espírito de luta. O Yan (Couto) tem vocação ofensiva, mas precisou cumprir papel tático importante também na defesa. Precisamos sempre de atletas com a mentalidade de cooperar acima de tudo", destacou Dorival após o empate por 3 a 3 em Madri.

Embora não tenha explorado toda sua capacidade ofensiva no amistoso no Santiago Bernabéu, o jogador do Girona (que faz parte do Grupo City) fez desarmes providenciais e sofreu apenas um drible na segunda etapa.

Yan Couto recebe elogios da imprensa espanhola

Yan Couto não teve o mesmo destaque que Endrick e Vini Jr na imprensa espanhola, mas comentaristas do programa de TV "Gol Play" mencionaram a boa atuação do brasileiro na recomposição: "Ainda que bastante ofensivo, Yan Couto vem se tornando um jogador cada vez mais completo".

Publicidade

Ao Jogada10, o lateral-direito destacou a cooperação de todo o grupo durante o período de treinamentos. E enfatizou a importância das beiradas de campo na Seleção Brasileira.

Sem poder contar 100% com Richarlison, a Canarinho não atuou com centroavante de origem nas escalações para os dois amistosos na Europa. Endrick, por outro lado, entrou nas duas partidas e balançou as redes no segundo tempo, mostrando que tem estrela de sobra.

"Temos grandes extremos (atacantes pelos lados). Procuramos jogar sempre de um lado para outro para que eles recebam a bola e tenham o tempo necessário para fazer as jogadas de um para um e, assim, surpreender a marcação adversária", iniciou Yan Couto.

"A gente sabe da força dessas seleções também no ataque. Buscam jogar por dentro e abrem rapidamente para confundir a marcação. Contra a Inglaterra, nos saímos muito bem. ", concluiu.

Publicidade

Aos 21 anos, Yan Couto estreou pela Seleção em novembro do ano passado, no empate diante da Venezuela, pela terceira rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo.

O Brasil volta a campo diante do México, no dia 8 de junho, em amistoso que servirá de preparação para a Copa América de 2024, que ocorrerá nos Estados Unidos a partir de 20 de junho.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se