John Textor, do Botafogo, é denunciado pelo STJD por não apresentar provas de corrupção

Dono da SAF alvinegra pode sofrer suspensão de até um ano

25 mar 2024 - 13h46
(atualizado às 15h07)
Foto: Lance!

Dono da SAF do Botafogo, John Textor foi oficialmente denunciado pela procuradoria-geral do Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nesta segunda-feira (25), por não ter apresentado as provas de corrupção no futebol brasileiro que alegou ter. A informação é do jornal "O Globo".

O empresário norte-americano afirmou ter "juízes gravados reclamando de não terem propinas pagas", após vitória do Botafogo sobre o Bragantino, em 6 de março. Dois dias depois, o STJD abriu inquérito e deu prazo de três dias úteis para que Textor entregasse as provas que dizia ter, porém, a ordem foi ignorada pelo bilionário.

Publicidade

Desta forma, o dono da SAF alvinegra foi denunciado no artigo 223 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), por "deixar de cumprir ou retardar o cumprimento de decisão". A pena prevista em caso de condenação é de 90 a 360 dias de suspensão, além de pagamento de multa.

No dia 14 de março, o pleno do tribunal chegou a votar a possibilidade de suspensão automática de John Textor, mas foi formada maioria contra. Além disso, foi definido também que o STJD tem competência para julgar o caso, ao contrário do que alega a defesa do empresário.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se