Análise: Derrota no clássico escancara uma temporada para se esquecer no Botafogo

O Alvinegro expôs seu abatimento e nervosismo

16 out 2025 - 09h57
(atualizado às 10h03)
Foto: Esporte News Mundo

O Botafogo voltou a perder no Brasileirão; dessa vez foi derrotado pelo Flamengo por 3 a 0, sendo a maior derrota para o rival em casa, e fazendo o time ficar mais longe do G-4. O resultado é reflexo de um ano em que o clube tem enfrentado problemas dentro e fora de campo. 

Em meio à disputa pela SAF e desfalques, o Alvinegro pareceu cada vez mais abatido após sair atrás do placar e ainda não soube aproveitar suas chances. As ausências apontam lacunas graves na rotação de um elenco que foi remontado durante a temporada, apesar de a direção ter gastado R$ 700 milhões em novas contratações. 

Publicidade

O clássico foi equilibrado até o Rubro-Negro abrir o placar; depois disso, o Alvinegro desmorona dentro de campo. A equipe se abalou emocionalmente e passou a errar passes, passando a apressar chutes e cruzamentos. 

Apesar de ter voltado um pouco melhor para a etapa final, o Botafogo não soube aproveitar suas chances e viu o Flamengo ampliar quando teve a chance. Luiz Araújo aproveitou o erro de passe de Marçal e o passe de Pedro para marcar o segundo. 

Na sequência, Cuiabano errou e Carrascal aproveitou para cruzar na medida para Plata marcar o terceiro e dar números finais ao confronto. Após isso, o Rubro-Negro administrou sua vantagem com gritos de "olé" de sua torcida, que ocupou apenas 5% do estádio. Um vexame para qualquer equipe e algo que a SAF alvinegra precisa aprender para que não volte a acontecer no Nilton Santos. 

Plata comemorando o terceiro gol
Foto: Wagner Meier/Getty Images / Esporte News Mundo

Com apenas dez jogos faltando na temporada, o Botafogo vive um cenário de muitas incertezas. Afinal de contas, não sabe quem vai ser seu dono? Quais jogadores vão ficar para a próxima temporada? Qual será o planejamento? Ninguém sabe responder essas três perguntas por agora, e a próxima temporada começa em janeiro.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações