Em protesto contra a arbitragem na segunda divisão da Bolívia, o goleiro Gabriel Tesonotte, do Wilstermann Cooperativas, recusou-se a defender um pênalti nos acréscimos, facilitando a vitória do Atlético Independiente por 3 a 2. O lance polêmico, em que o próprio atacante não havia reclamado de falta, gerou revolta na equipe. Após a partida, a Federação Boliviana de Futebol admitiu o erro do árbitro Carlos Arteaga e o suspendeu por tempo indeterminado.
A partida entre Wilstermann Cooperativas e Atlético Independiente, pela segunda divisão da Bolívia, contou com uma cena curiosa. O goleiro Gabriel Tesonotte, do Wilsterman, se recusou a tentar defender a cobrança de pênalti nos acréscimos em protesto à arbitragem.
O árbitro Carlos Arteaga assinalou a penalidade ao apontar falta de Tesonotte no atacante Ernesto Junior Adiri. Na jogada, o arqueiro interceptou a bola duas vezes seguidas, ao passo que o atacante não caiu e nem reclamou de infração.
Goleiro se recusa a defender pênalti pela Copa Simón Bolívar - Foto: ReproduçãoEm forma de protesto e em acordo prévio com os demais jogadores, o goleiro Gabriel Tesonotte ficou parado ao lado da trave direta, sem esboçar nenhuma reação para defender a cobrança. Com a meta praticamente vazia, Adiri empurrou a bola para o fundo das redes.
Veja o vídeo:
O gol, assim, garantiu a vitória do Atlético Independiente por 3 a 2 na Copa Simón Bolívar, torneio de acesso boliviano.
Por fim, a Comissão de Arbitragem da Federação Boliviana de Futebol (FBF) admitiu que o árbitro Carlos Arteaga errou na marcação do pênalti. O juiz também foi suspenso por tempo indeterminado.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.