WEC: Ferrari anuncia Phil Hanson como piloto de fábrica para 2026

Com o título em Le Mans e de equipes independentes, Hanson é promovido pela Scuderia e assume papel de piloto de fábrica.

21 jan 2026 - 12h00
(atualizado às 12h00)
Foto: Ferrari / Divulgação

A Ferrari oficializou a promoção de Phil Hanson ao seu seleto quadro de pilotos de fábrica a partir da temporada de 2026. O anúncio ocorre como um passo natural após o britânico, de 26 anos, demonstrar um bom desempenho durante o ano de 2025, quando atuou na equipe privada AF Corse no comando da Ferrari 499P.

O piloto londrino gravou seu nome na história da montadora ao conquistar a vitória geral nas 24 Horas de Le Mans de 2025. Ao lado de Yifei Ye e Robert Kubica no carro #83, Hanson não apenas triunfou na prova de endurance mais prestigiada do mundo, como também encerrou o ano com o título de equipes independentes e o vice-campeonato mundial de pilotos do FIA WEC.

Publicidade

Com essa contratação, a Ferrari assegura um atleta que já possui duas vitórias no Circuito de la Sarthe (vitória geral em 2025 e outra na classe LMP2 em 2020), além de cinco títulos em competições internacionais, incluindo a European Le Mans Series e a Asian Le Mans Series. 

Foto: FIA World Endurance Championship / Divulgação

Ao comentar sobre a nova fase, Hanson destacou:

“Sinto um imenso orgulho em me juntar à Ferrari como piloto oficial de fábrica e em continuar minha jornada no FIA WEC. Admiro a Ferrari desde criança, mas foi somente trabalhando ao lado da equipe em 2025 que passei a apreciar a busca incansável da equipe pela vitória. É uma honra poder dar continuidade ao sucesso alcançado na última temporada, mas acima de tudo, fazer parte da família do Cavallino Rampante.”

Já Antonello Coletta, chefe global de endurance da Ferrari, declarou: 

“Após uma temporada de sucesso com a equipe AF Corse, durante a qual não só venceu as 24 Horas de Le Mans com o 499P número 83, como também demonstrou consistência e excelente desempenho ao longo do campeonato, terminando em segundo lugar na classificação do Campeonato Mundial de Pilotos com seus companheiros de equipe, Phil conquistou a total confiança da Ferrari. Portanto, estamos muito felizes em recebê-lo em nossa família como parte do grupo de pilotos oficiais, convictos de que a jornada que estamos prestes a iniciar continuará sendo vitoriosa, assim como a temporada de 2025.”

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se