Stock Car: Após pausa de arrumação, volta à pista no Velocittá

Diante dos vários problemas enfrentados pelas equipes, Stock Car faz uma pausa para se reorganizar e prosseguir a temporada 2025

17 jul 2025 - 18h36
Após uma freada de reorganização, Stock Car retorma os trabalhos neste final de semana no Velocittá
Após uma freada de reorganização, Stock Car retorma os trabalhos neste final de semana no Velocittá
Foto: Magnus Torquato / BRB Stock Car

Aqueles que acreditam em horóscopo podem dizer que a Stock Car passa por um Inferno Astral. Após uma série de problemas antes da primeira etapa em Interlagos (falamos disso aqui) e nas seguintes em Cascavel e no Velopark, a VICAR, organizadora do campeonato, optou por uma solução radical, porém necessária diante do quadro: parar o Campeonato.

As críticas deixaram de ser veladas e motivaram inclusive punições a alguns pilotos. Porém, não interessa a nenhuma das partes deixar o quadro mais complicado do que já estava. Por mais que alguns tentem negar, a Stock Car é a principal categoria de esporte a motor brasileira e muita coisa está envolvida para que funcione. Um recuo estratégico se fez necessário e mandatório para garantir a credibilidade do certame.

Publicidade

Um dos pedidos das equipes era ter mais oportunidades de andar com os carros e ter oportunidade de entendê-los. Cabe lembrar que, por mais que a AudaceTech tenha feito vários testes prévios, os times tiveram acesso aos carros dias antes da temporada começar. Desta forma, as corridas iniciais foram a verdadeira pré-temporada e os mais diversos problemas aconteceram. Até mesmo a volta dos V8 utilizados até o ano passado foi cogitada por alguns.

Para achar soluções e permitir este tempo de entendimento, a VICAR marcou dias extras de testes no Velocittá, palco da quarta etapa da Stock ( a data da prova original, 29 de junho, passou para 28 de setembro). O objetivo aqui não era somente desempenho, mas principalmente melhorar a confiabilidade.

Por este motivo, a pedido dos próprios times, não foram utilizados pneus novos. Conforme apurado pela equipe do Parabólica junto a organização, Hankook e aos times, até poderia ser utilizados pneus novos, mas como o foco aqui não era trabalhar em velocidade mas sim em rodagem, todos os envolvidos concordaram em usar unidades que seriam devolvidas e/ou utilizadas. Os times mais novos tiveram algumas questões com isso, como até Cacá Bueno reportou em um vídeo em uma de suas redes sociais, porém não foi algo fora do previsto, ao contrário do que até foi cogitado inicialmente.

Aparentemente, algumas das questões surgidas parecem ter sido tratadas e os carros conseguiram ter mais tempo de pista. Porém só teremos certeza de que houve evolução quando os treinos oficiais começarem nesta sexta-feira no Velocittá. As corridas se darão no sábado (Sprint) e domingo (Principal).

Publicidade

Todos os dedos estão cruzados para que a tempestade esteja passando. Para o bem da Stock Car e do automobilismo brasileiro.

Horários do final de semana

Sexta-feira, 18 de julho

08h00 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Livre 1

08h50 – Stock Light – Treino Livre 2

09h25 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Livre 1

11h40 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Livre 2

12h50 – Turismo Nacional – Corrida 3 – 1ª etapa (18 minutos + 1 volta)

13h20 – Turismo Nacional – Corrida 4 – 1ª etapa (18 minutos + 1 volta)

Publicidade

13h55 – Stock Light – Treino Livre 3

14h30 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Livre 2

15h45 – Turismo Nacional – Treino Livre 3

16h25 – BRB Fórmula 4 Brasil – Classificação

16h55 – Stock Light – Classificação

17h15 – Turismo Nacional – Classificação

Sábado, 19 de julho

07h50 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)

Publicidade

09h10 – Turismo Nacional – Corrida 1 (18 minutos + 1 volta)

09h40 – Turismo Nacional – Corrida 2 (18 minutos + 1 volta)

10h15 – BRB Stock Car Pro Series – Classificação

11h40 – Stock Light – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)

12h25 – Visitação aos Boxes

14h10 – BRB Stock Car Pro Series – Corrida Sprint (30 minutos + 1 volta)

15h35 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)

16h45 – Turismo Nacional – Corrida 3 (18 minutos + 1 volta)

Publicidade

17h15 – Turismo Nacional – Corrida 4 (18 minutos + 1 volta)

Domingo, 20 de julho

08h20 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 3 (30 minutos + 1 volta)

09h35 – Turismo Nacional – Corrida 5 (20 minutos + 1 volta)

10h10 – Visitação aos Boxes

12h10 – BRB Stock Car Pro Series – Corrida Principal (50 minutos + 1 volta)

14h00 – Stock Light – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)

14h40 – Stock Light – Corrida 3 (25 minutos + 1 volta)

Publicidade

15h55 – Turismo Nacional – Corrida 6 (20 minutos + 1 volta)

Fique por dentro das principais notícias de Esportes
Ativar notificações