Com a 93ª edição das 24 Horas de Le Mans em andamento no Circuito de La Sarthe, a prova vive momentos decisivos. O #83 AF Corse Ferrari 499P, da equipe privada, lidera com Yifei Ye após uma rodada dramática do #51 Ferrari. Penalidades, abandonos e disputas acirradas moldam a corrida nas categorias Hypercar, LMP2 e LMGT3.
13ª Hora:Ferrari #83 Retoma Liderança em Disputa Acirrada
Yifei Ye, pilotando o #83 AF Corse Ferrari 499P, recuperou a liderança geral após um pit stop lento do #6 Porsche Penske 963, que perdeu terreno. Ryo Hirakawa, no #8 Toyota Gazoo Racing GR010 Hybrid, liderou grande parte da hora, aproveitando o tráfego para manter a ponta, mas Ye o superou na segunda chicane de Mulsanne, relegando-o ao segundo lugar. O #51 Ferrari, com Alessandro Pier Guidi, ficou em terceiro, seguido por Raffaele Marciello (#15 BMW M Team WRT M Hybrid V8) e Miguel Molina (#50 Ferrari), completando o top 5. Na LMP2, o #43 Inter Europol ORECA, com Jakub Smiechowski, liderava, seguido pelo #9 Iron Lynx-Proton ORECA, enquanto o #199 AO by TF ORECA, com Louis Delétraz, era o primeiro na Pro-Am. Na LMGT3, Ryan Hardwick reassumiu o comando do #92 Manthey 1st Phorm Porsche 911 GT3R, com Simon Mann (#21 Vista AF Corse Ferrari 296 GT3) em segundo e Charlie Eastwood (#81 TF Sport Corvette Z06 GT3.R) em terceiro. O tráfego intenso tornou as disputas desafiadoras, prometendo mais ação com o amanhecer.
What a battle for P1! AF Corse #83 takes the lead from Toyota!
Watch live on https://t.co/IPZa0nw0B2 🎥 #WEC #LeMans24 pic.twitter.com/OKuG03GWb8
— FIA World Endurance Championship (@FIAWEC) June 15, 2025
14ª Hora: Ferrari #83 Mantém Ponta ao Amanhecer
Com o sol nascendo, o #83 Ferrari, agora com Phil Hanson, consolidou a liderança, 14 segundos à frente do #51 Ferrari de James Calado. O #6 Porsche Penske 963, com Matt Campbell, liderou brevemente, mas a Ferrari retomou o controle. Um incidente significativo ocorreu na reta Mulsanne, quando o #18 IDEC Sport ORECA perdeu uma roda logo após André Lotterer assumir o volante, causando uma zona lenta que permitiu às Ferraris realizarem pit stops estratégicos. Na LMP2, o #48 VDS Panis Racing ORECA, com Esteban Masson, assumiu a liderança, seguido pelo #43 Inter Europol ORECA de Nick Yelloly. O #199 AO by TF ORECA, com PJ Hyett, liderava a Pro-Am, mas estava sob investigação por uma infração em zona lenta. Na LMGT3, Alessio Rovera colocou o #21 AF Corse Ferrari 296 na liderança, superando o #81 TF Sport Corvette de Tom Van Rompuy. Richard Lietz, no #92 Manthey Porsche, pressionava pelo segundo lugar, enquanto os Lexus #78 e #87 da Akkodis ASP permaneciam no top 5.
15ª Hora: Ferrari #51 Assume Liderança Após Bandeira Amarela
A 15ª hora, conhecida como "Happy Hour" pelas condições favoráveis às voltas rápidas, viu James Calado tomar a liderança geral para o #51 Ferrari, ultrapassando o #83 Ferrari de Phil Hanson após uma bandeira amarela total causada pelo #85 Iron Dames Porsche, que ficou preso na brita após ser tocado pelo #87 Akkodis ASP Lexus de Clemens Schmid. O Lexus recebeu uma penalidade de drive-through. Norman Nato, no #12 Cadillac Hertz Team JOTA V-Series.R, marcou a volta mais rápida da corrida até então, com 3m27.043s. O #8 Toyota, com Sébastien Buemi, ficou em terceiro, separando as Ferraris #51 e #50. Na LMP2, o #48 VDS Panis ORECA, com Esteban Masson, liderava, seguido pelo #43 Inter Europol ORECA de Nick Yelloly e o #9 Iron Lynx-Proton ORECA de Jonas Ried. O #199 AO by TF ORECA, líder na Pro-Am, sofreu uma penalidade por infração em zona lenta. Na LMGT3, Richard Lietz, no #92 Manthey Porsche, reassumiu a liderança, seguido por Francois Hériau (#21 AF Corse Ferrari) e Tom Van Rompuy (#81 TF Sport Corvette).
16ª Hora: Ferrari #51 Mantém Vantagem Estreita
Com oito horas restantes, o #51 Ferrari, com James Calado, liderava com uma vantagem de apenas dois segundos sobre o #83 Ferrari de Phil Hanson. O #12 Cadillac, pilotado por Will Stevens, ocupava temporariamente o terceiro lugar, mas o #6 Porsche de Laurens Vanthoor subiu ao pódio após as paradas de boxes. Na LMP2, o #43 Inter Europol ORECA, com Tom Dillmann, liderava com mais de 20 segundos sobre o #48 VDS Panis ORECA de Franck Perera. O #199 AO by TF ORECA seguia na liderança da Pro-Am e em quinto na geral da categoria. Na LMGT3, o #92 Manthey Porsche, com Richard Lietz, ampliava sua liderança, enquanto Francois Hériau (#21 Vista AF Corse Ferrari) e Tom Van Rompuy (#81 TF Sport Corvette) completavam o pódio da classe. Dezesseis carros, incluindo os líderes #51 e #83 Ferraris e o #92 Porsche, foram investigados por excesso de velocidade em zona de bandeira amarela, aumentando a tensão.
17ª Hora: Penalidades Não Abalam Ferraris na Liderança
Treze carros, incluindo os #51 e #83 Ferraris e o #92 Porsche, receberam penalidades de drive-through por infrações em zona de bandeira amarela, mas Antonio Giovinazzi (#51 Ferrari) e Robert Kubica (#83 Ferrari) mantiveram as duas primeiras posições. Kubica marcou a nova volta mais rápida, com 3m26.562s. O #50 Ferrari, com Antonio Fuoco, subiu para terceiro, seguido pelo #6 Porsche de Matt Campbell. O #311 Cadillac abandonou após perder potência, sendo o segundo abandono na Hypercar. O #36 Alpine ficou preso na brita em Mulsanne, causando uma bandeira amarela total. Na LMP2, o #43 Inter Europol ORECA, com Tom Dillmann, liderava, seguido pelo #48 VDS Panis ORECA de Oliver Gray. O #199 AO by TF ORECA mantinha a liderança na Pro-Am. Na LMGT3, Riccardo Pera, no #92 Manthey Porsche, ampliava a vantagem, seguido pelo #21 Vista AF Corse Ferrari, com Simon Mann, e o #81 TF Sport Corvette de Charlie Eastwood. Incidentes como uma colisão envolvendo o #10 Racing Spirit of Leman Aston Martin e penalidades ao #45 Algarve Pro Racing ORECA marcaram a hora.
18ª Hora: Tensão Cresce Entre Ferraris na Ponta
A 18ª hora trouxe tensão na equipe AF Corse, com Robert Kubica (#83 Ferrari) tentando ultrapassar Antonio Giovinazzi (#51 Ferrari) e pedindo à equipe para trocar as posições, mas o #51 permaneceu na frente, com sete segundos de vantagem após as paradas. O #50 Ferrari, com Antonio Fuoco, consolidou o terceiro lugar, mantendo o 1-2-3 da Ferrari. O #6 Porsche, #8 Toyota, #15 BMW e #12 Cadillac seguiam nas posições seguintes, com 10 carros na volta do líder. Na LMP2, o #43 Inter Europol ORECA, com Nick Yelloly, liderava, seguido pelo #48 VDS Panis ORECA de Oliver Gray. O #199 AO by TF ORECA era terceiro na geral e líder na Pro-Am. Na LMGT3, Richard Lietz, no #92 Manthey Porsche, mantinha uma liderança de mais de um minuto sobre o #21 Vista AF Corse Ferrari e o #81 TF Sport Corvette. Mattia Drudi (#27 Heart of Racing Aston Martin) superou Jack Hawksworth (#78 Akkodis ASP Lexus) pelo quarto lugar, intensificando a disputa.
19ª Hora: Ferrari #51 Amplia Vantagem na Hypercar
O #51 Ferrari, com Alessandro Pier Guidi, ampliou a liderança sobre o #83 Ferrari de Yifei Ye e o #50 Ferrari de Miguel Molina, consolidando o domínio da Ferrari na Hypercar. O #6 Porsche de Kevin Estre e o #8 Toyota de Brendon Hartley seguiam como os melhores entre os demais, com o #12 Cadillac de Alex Lynn e o #15 BMW de Raffaele Marciello logo atrás. Tom Gamble (#007 Aston Martin THOR Team Valkyrie) quase colidiu com a barreira na reta Mulsanne ao desviar de tráfego, mas evitou um acidente grave. Na LMP2, o #43 Inter Europol ORECA, com Nick Yelloly, enfrentava pressão do #48 VDS Panis ORECA de Esteban Masson, com a diferença caindo para menos de cinco segundos. O #28 IDEC Sport ORECA e #9 Iron Lynx-Proton ORECA seguiam em terceiro e quarto, enquanto o #199 AO by TF ORECA dominava a Pro-Am. Na LMGT3, Riccardo Pera, no #92 Manthey Porsche, mantinha a liderança, seguido por Alessio Rovera (#21 Vista AF Corse Ferrari) e Mattia Drudi (#27 Heart of Racing Aston Martin). Uma bandeira amarela total por detritos interrompeu a ação brevemente.
20ª Hora: Rodada do #51 Coloca Ferrari Privada #83 na Liderança
Um momento dramático marcou a 20ª hora, com menos de cinco horas para o fim. Alessandro Pier Guidi, no #51 Ferrari, sofreu uma rodada ao entrar nos boxes após uma bandeira amarela total por detritos, tocando a grama e perdendo tempo precioso. Ele enfrentou uma investigação por cruzar a linha de entrada dos boxes, mas os comissários decidiram não aplicar penalidades.
Alessandro Pier Guidi loses control in the #51 works Ferrari on pit-in! And loses the lead to the #83 AF Corse Ferrari. Anything can still happen in this race! #LeMans24 pic.twitter.com/VJWo0wFbB7
— 24 Hours of Le Mans (@24hoursoflemans) June 15, 2025
Isso elevou Yifei Ye, no #83 AF Corse Ferrari da equipe privada, à liderança geral, com o #50 Ferrari de Nicklas Nielsen em segundo e o #51, agora com James Calado, em terceiro. O #6 Porsche de Laurens Vanthoor aproximou-se do pódio, enquanto o #8 Toyota de Ryo Hirakawa sofreu um revés: uma falha na porca da roda esquerda levou o carro a passar pela brita, quase colidindo com o #94 Peugeot 9X8, e a percorrer mais de 10 km lentamente até os boxes, caindo para fora do top 5. O #12 Cadillac subiu para quinto. Na LMP2, Nick Yelloly (#43 Inter Europol ORECA) ampliou a vantagem sobre Esteban Masson (#48 VDS Panis ORECA), com o #28 IDEC Sport e o #199 AO by TF (líder na Pro-Am) em terceiro e quarto. Na LMGT3, o #92 Manthey Porsche, com Riccardo Pera, seguia líder, mas o abandono do #78 Akkodis ASP Lexus, devido a uma falha na suspensão traseira esquerda, marcou o 11º abandono da prova. Alessio Rovera (#21 Vista AF Corse Ferrari) e o #81 TF Sport Corvette completam o pódio provisório.
Você pode acompanhar as 24h de Le Mans ao vivo e com imagens no YouTube do Esporte na Band — clique aqui para assistir.