F1: Wolff comenta rumores sobre saída de "novo Helmut Marko" da Mercedes para a Red Bull

Chefe da Mercedes confirma conversas sobre o futuro de Gwen Lagrue, apontado como possível substituto de Helmut Marko na rival

22 jul 2026 - 09h23
Foto: Divulgação / Mercedes F1

Toto Wolff comentou pela primeira vez os rumores de que Gwen Lagrue, responsável pelo programa de jovens pilotos da Mercedes, pode deixar a equipe para assumir um cargo na Red Bull. Apontado como possível sucessor de Helmut Marko, o dirigente belga ainda não tem futuro definido, segundo o chefe da Mercedes.

Durante o fim de semana do GP da Bélgica, Wolff confirmou que a equipe mantém conversas com Lagrue, mas negou que uma decisão já tenha sido tomada.

Publicidade

"Estamos em discussões com Gwen sobre o futuro, mas nada foi acordado ou decidido ainda."

Lagrue trabalha na Mercedes há cerca de dez anos e teve papel importante no desenvolvimento de pilotos como George Russell e Andrea Kimi Antonelli. O dirigente é visto como um dos responsáveis pelo sucesso do programa de base da equipe alemã.

Segundo Wolff, a estrutura criada por Lagrue continuará funcionando independentemente do desfecho das negociações.

"Gwen construiu uma equipe fantástica. Temos sete, oito ou nove pessoas trabalhando no programa de jovens pilotos, além dos nossos pilotos da academia e de Bradley Lord como vice-chefe da equipe."

O austríaco afirmou que a Mercedes pretende resolver a situação em conjunto com Lagrue antes de definir os próximos passos.

"Essas questões precisam ser resolvidas agora. Queremos fazer isso junto com Gwen e depois veremos."

De acordo com a BBC Sport, a Red Bull negocia a contratação de Lagrue para assumir um papel semelhante ao que Helmut Marko desempenhou durante décadas à frente do programa de desenvolvimento de pilotos da equipe. No entanto, ainda não há definição sobre quando o dirigente poderia deixar a Mercedes, já que as equipes discutem uma possível liberação de seu contrato atual.

Publicidade

Caso a saída seja confirmada, a tendência é que a Mercedes reorganize internamente a estrutura do programa de jovens pilotos para substituir um dos principais nomes responsáveis pela formação de Russell, Antonelli e outros talentos da academia.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações