Max Verstappen teve uma classificação complicada para o Grande Prêmio do Azerbaijão. O piloto da Red Bull revelou uma série de problemas que comprometeram seu desempenho em Baku e afirmou que chegou a perder cerca de meio segundo apenas nas retas por conta da falta de velocidade máxima.
Em entrevista à Sky Sports F1, Verstappen explicou que o principal problema apareceu no desempenho do motor durante toda a classificação.
“Durante toda a classificação, estou simplesmente sem velocidade máxima. Meio segundo perdido na volta apenas pela velocidade máxima, até mesmo comparando com meu companheiro de equipe. O motor simplesmente não estava funcionando.”
A situação ficou ainda mais complicada no Q3. Segundo Verstappen, a bateria do carro não carregou durante sua volta de preparação para a tentativa decisiva, obrigando o piloto a abortar a volta.
“Na minha volta intermediária, tentando começar a volta, a bateria não carregou. Então você começa uma volta com metade da bateria e precisa abortar.”
O problema também afetou a temperatura dos pneus, criando uma sequência de dificuldades para a Red Bull.
“Você perde temperatura porque basicamente não tem potência suficiente. E isso acaba se acumulando na volta final.”
Na última tentativa, Verstappen ainda precisou lidar novamente com a falta de velocidade máxima e uma bandeira amarela durante sua volta.
“Comecei a volta, mas, novamente, sem velocidade máxima, uma bandeira amarela na minha volta, temperatura insuficiente dos pneus, e é aí que você acaba.”
Verstappen mantém dúvidas para a corrida
Questionado por Craig Slater sobre o que a Red Bull poderá fazer na corrida após levar para Baku a última grande atualização da temporada, Verstappen admitiu que ainda não sabe o potencial do carro para o domingo.
“Não faço ideia. Estivemos em uma posição realmente boa durante todo o fim de semana e tivemos uma classificação desastrosa por causa de muitos problemas. Então vamos ver amanhã o que podemos fazer.”
O holandês agora terá de buscar recuperação durante a corrida, depois de um sábado marcado por problemas técnicos que, segundo seu próprio relato, impediram a Red Bull de mostrar o ritmo apresentado nas sessões anteriores.