Lewis Hamilton terminou a classificação para o Grande Prêmio do Azerbaijão sem conseguir acompanhar o ritmo apresentado pela Mercedes. O piloto da Ferrari explicou que a equipe teve dificuldades principalmente na parte final da sessão e também perdeu a oportunidade de aproveitar o vácuo na longa reta do circuito de Baku.
Em entrevista à Sky Sports F1, concedida ao repórter Craig Slater, Hamilton avaliou o desempenho da Ferrari durante a classificação e admitiu sua frustração com mais um sábado complicado.
“Foi muito ruim. A classificação, mais uma vez, não foi por falta de tentativa. O Q1 e o Q2 foram razoáveis. Pelo menos o Q1 foi bem decente, enquanto sofremos um pouco mais no Q2.”
Segundo Hamilton, a estratégia adotada pela Ferrari no Q3 acabou prejudicando suas chances. A equipe mudou o planejamento inicial e, como ele estava à frente de Charles Leclerc, acabou sem um piloto à frente para proporcionar o vácuo.
“Quando chegamos ao Q3, eles mudaram o plano. Em vez de fazer duas tentativas, acabamos esperando e, como eu estava à frente do Charles, não tinha ninguém na minha frente para pegar o vácuo. Isso, por si só, representou uma perda considerável.”
Apesar disso, Hamilton reconheceu que a principal diferença para a Mercedes estava no desempenho em velocidade máxima.
“De qualquer forma, não conseguimos competir com a Mercedes. Eles são simplesmente muito mais rápidos do que nós nas retas. Eles fizeram um ótimo trabalho.”
Hamilton prevê dificuldade contra Mercedes
Questionado por Craig Slater sobre o impacto da falta de velocidade nas retas durante a corrida, Hamilton reconheceu que a Ferrari poderá enfrentar dificuldades para ultrapassar os carros da Mercedes.
“Acho que vai ser difícil ultrapassar a Mercedes amanhã. Acompanhar a Mercedes nas retas, com o motor Mercedes, será complicado.”
Mesmo diante do cenário desfavorável, o heptacampeão mundial garantiu que não pretende diminuir o ritmo na corrida.