A vitória de Lewis Hamilton no GP de Barcelona representou mais do que seu primeiro triunfo com a Ferrari. O heptacampeão mundial revelou que precisou superar um dos períodos mais difíceis de sua trajetória na Fórmula 1 após uma temporada decepcionante em 2025 e destacou o papel decisivo dos fãs, familiares e amigos nesse processo.
Depois de encerrar o ano passado sem conquistar pódios pela primeira vez na carreira, Hamilton admitiu que precisou reconstruir sua confiança para voltar a competir em alto nível.
“Sinceramente, sinto que meus fãs me salvaram no ano passado.”
“Assim como minha família e amigos que estiveram comigo durante todo esse tempo.”
O britânico explicou que utilizou as críticas recebidas como combustível para seguir em frente, mas afirmou que foram as mensagens de apoio que realmente fizeram a diferença.
“Acho que, para as pessoas que dizem coisas negativas, eu costumo usar isso como combustível.”
“Mas foram os fãs que realmente me resgataram.”
“No ano passado, vários fãs gritaram para mim: ‘Não se esqueça de quem você é’. E isso me tocou profundamente.”
“Me fez pensar em como eu poderia me reencontrar, como recuperar o equilíbrio, como encontrar a coragem e a força para continuar.”
Hamilton também destacou a participação da Ferrari em sua recuperação e revelou que teve influência em mudanças internas e no direcionamento do desenvolvimento do SF-26.
“A equipe tem sido incrível.”
“Havia muitas coisas que eu queria mudar, até mesmo dentro do meu grupo de engenharia de corrida.”
“Também ajudei a direcionar o desenvolvimento do carro no caminho certo.”
O britânico afirmou que conquistar uma vitória com a Ferrari teve um significado especial por representar um sonho antigo de sua carreira.
“Lembro-me de ver o carro vermelho e sempre me perguntar como seria vencer com ele.”
“Como seria estar naquele pódio e ser eu quem daria à equipe aquele momento de cantar o hino nacional.”
“Não há nada igual. É absolutamente incrível.”
Apesar de ocupar atualmente a segunda posição no campeonato, Hamilton evitou falar sobre a possibilidade de conquistar um oitavo título mundial.
“Para ser honesto, com a forma como o ano começou, eu nem estava pensando nisso.”
“Não estava pensando em um oitavo título.”
O piloto reconheceu que a Mercedes ainda possui uma vantagem importante em potência, mas acredita que a Ferrari está evoluindo na direção correta.
“Sabemos que temos um déficit de potência.”
“Mas temos uma ótima base.”
“Se continuarmos aprimorando o desempenho e conseguirmos ser mais rápidos nas curvas, talvez possamos reduzir um pouco essa desvantagem.”
Hamilton também elogiou o trabalho recente da Ferrari e afirmou que a equipe passou a adotar uma postura mais agressiva no desenvolvimento do carro.
“Era exatamente isso que eu pedia no ano passado.”
“Eu dizia a eles: ‘Esta equipe precisa liderar nesta área’.”
“E eles mostraram que conseguem e que vão conseguir.”
A Ferrari deve introduzir uma evolução da unidade de potência já no GP da Áustria, além de uma nova especificação de combustível desenvolvida pela Shell, na tentativa de reduzir a diferença para a Mercedes na disputa pelo campeonato.