F1: George Russell vence Grande Prêmio de Singapura; McLaren é campeã de Construtores

Russell venceu com facilidade, seguido por Verstappen e Norris. Com o pódio de Lando, McLaren se consagra campeã de construtores.

5 out 2025 - 10h44
George Russell conquista segunda vitória da temporada
George Russell conquista segunda vitória da temporada
Foto: Mercedes F1 Team

A décima oitava etapa da temporada de 2025 foi disputada neste domingo, 05, no circuito de rua de Marina Bay, em Singapura. George Russell largou na ponta, seguido por Verstappen e Piastri. O britânico dominou a corrida, e venceu com certa tranquilidade. Já que largou bem e liderou a maioria das voltas. Com o pódio conquistado por Norris e os pontos de Oscar Piastri, a McLaren conquistou o seu décimo título de construtores. 

A largada foi dada às 9h (de Brasília), e George Russell manteve a ponta, mesmo com a pressão de Max Verstappen, que largou com pneus macios. Lando Norris largou com tudo, foi para cima, forçou e ultrapassou Oscar Piastri pela terceira posição. Outro piloto que largou muito bem foi Charles Leclerc, que pulou de sétimo para quinto lugar. O brasileiro Gabriel Bortoleto ganhou uma posição na largada e é o décimo quinto.

Publicidade
toque entre as McLarens gerou polemica
Foto: Formula 1

A ultrapassagem de Norris sobre Piastri, seu companheiro de equipe, gerou reclamações pelo rádio na McLaren. Piastri não achou justo o movimento de Norris, que forçou bastante, inclusive batendo rodas. Os comissários não viram problema na manobra.

Com 10 voltas completadas, Russell tinha uma vantagem de 5s para o segundo colocado, Max Verstappen, que estava mais preocupado com Lando Norris, de pneus médios, e se aproximando. Norris continuava apertando o ritmo e, na 13ª volta, chegou até a tocar de leve no muro.

A partir da 14ª volta, começaram as primeiras paradas para troca de pneus. Tsunoda, Bortoleto e Colapinto foram os primeiros pilotos a fazer a parada. Algumas voltas depois, Max Verstappen fez seu pit stop, trocando os pneus macios pelos duros. Norris e Russell continuaram na pista. Russell foi aos boxes na volta 26, e Norris parou na volta seguinte, mas não conseguiu fazer o undercut (ultrapassar nos boxes) sobre Verstappen.

Com a parada de todos os pilotos, a classificação dos dez primeiros era: Russell, Verstappen, Norris, Piastri, Leclerc, Antonelli, Hamilton, Lawson, Sainz e Bearman.

Publicidade

Chegando ao último terço de prova, Lando Norris voltou a se aproximar do segundo lugar de Max Verstappen, ficando a 1,4s de distância e apertando o ritmo. Pouco tempo depois, o inglês cometeu um erro, e a diferença subiu para 2,5s. Enquanto isso, George Russell seguia com uma liderança tranquila, mantendo 3,8s de vantagem sobre Max Verstappen.

Na volta 47, com os retardatários se acumulando, Lando Norris encostou de vez em Verstappen, reduzindo a diferença para apenas meio segundo e podendo abrir o DRS. No entanto, pelas características do circuito, é muito complicado ultrapassar, mesmo com uma boa vantagem de pneus naquele momento. Quem se deu bem com a disputa entre Verstappen e Norris foi Russell, que ampliou a vantagem na liderança para 6 segundos.

Lando Norris coloca carro lado a lado com Verstappen
Foto: F1

Apesar de todo esforço, Lando Norris não conseguiu ultrapassar Max Verstappen. George Russell conquistou a sua segunda vitória no ano, Max Verstappen seu pódio de numero 121 na carreira. Com o terceiro e quarto lugares de Lando Norris e Oscar Piastri, a McLaren chegou a 653 pontos e se sagrou campeã de construtores pela décima vez em sua história. 

A próxima etapa da Formula 1 acontece entre os dias 17, 18 e 19 de Outubro no Circuito das Américas, no Texas, Estados Unidos.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações