O regulamento para 2026 continua sendo atualizado, desde correções pequenas, até a novas medidas para o assoalho, que impactaram diretamente no design dos carros, que inclusive já começaram a ser desenvolvidos pelas equipes há alguns meses.
No último Conselho Mundial do Automobilismo, a FIA aprovou mudanças aerodinâmicas, correções quanto ao desgaste do assoalho, à altura do solo e, principalmente, às estratégias de recarga da bateria, parte que terá participação maior no desempenho dos carros a partir de 2026.
A mudança mais impactante fala sobre a distância estática ao solo, medida ao final das corridas, onde os 30 mm permanecem fixos, enquanto a dianteira passa de 10 para 15mm. Esse ajuste exige que as equipes revisem a suspensão e o setup para evitar desgaste excessivo do assoalho. Além disso, o desgaste permitido da prancha dobrou, de 1 mm para 2 mm, e os furos de medição serão menores, passando de 50 para 34mm.
Em relação aos freios, as mudanças no regulamento apontam uma reconfiguração, onde os frontais ganharão aletas horizontais e nos traseiros as aletas serão reposicionadas mais abaixo. Outro ponto importante é a proibição de dispositivos para controle de temperatura das rodas, sendo permitido apenas os cobertores térmicos.
No que diz respeito à Unidade de Potência, a FIA decidiu limitar a energia recuperada por volta, sendo até 8,5 MJ seu máximo, caindo para 8 MJ em circuitos específicos, e para 5 MJ para pistas rápidas e de baixa frenagem. Com isso, a Federação pretende evitar que os pilotos tirem o pé nas retas para recarregar a bateria pelo menos em uma volta, levando o piloto ao limite.
A partir dessas novas regulamentações, a FIA quer tornar os carros cada vez mais ágeis. A finalidade é criar corridas mais próximas, com menos turbulências, para favorecer as disputas em pista, unindo a habilidade do piloto com as estratégias da equipe. Além disso, com o avanço da tecnologia híbrida sustentável, trabalhando com baterias mais potentes e combustíveis 100% sustentável, a F1 demonstra o compromisso ambiental no esporte.