Andrea Kimi Antonelli encerrou sua primeira temporada completa na Fórmula 1 com números expressivos, mas sem esconder as dificuldades enfrentadas no caminho. Sétimo colocado no Mundial de Pilotos de 2025, com 150 pontos, o italiano da Mercedes terminou como o melhor novato do campeonato, ainda que reconheça um ano marcado por oscilações de desempenho.
Em entrevista ao jornal Gazzetta dello Sport, Antonelli avaliou o próprio processo de adaptação à categoria e apontou o período europeu da temporada como o mais desafiador. Após um início animador e um fechamento consistente, o piloto atravessou uma longa fase de baixa entre os GPs da Emília-Romanha e dos Países Baixos, com poucos pontos somados, exceção feita ao pódio no Canadá.
"Foi um ano de altos e baixos. Passei por um mar de acontecimentos, dificuldades e satisfações e, olhando para trás, posso dizer que estou feliz, porque consegui superar momentos difíceis, como a queda de desempenho no meio da temporada. Foi uma lição que vou levar comigo por toda a carreira, pois me permitiu dar um salto mental que será útil no futuro", afirmou.
Mais do que questões técnicas, Antonelli reconheceu que a forma como lidou com a pressão influenciou diretamente seus resultados. Segundo ele, faltou confiança nas próprias sensações dentro do carro em momentos decisivos.
"Eu não sabia confiar no meu instinto. Aprendi a me escutar mais, inclusive em termos de pilotagem, e a manter o foco sem pensar apenas no resultado final. Em alguns momentos deste ano, fui guiado pela frustração e cheguei às situações decisivas com a mentalidade errada, pensando mais em me defender do que em atacar", explicou.
O jovem também revelou que mudanças internas na Mercedes foram determinantes para a retomada de desempenho na reta final do campeonato. Um ajuste técnico, aliado a conversas diretas com a cúpula da equipe, ajudou a reorganizar sua abordagem dentro e fora da pista.
"Com certeza, o retorno à antiga suspensão traseira ajudou muito. Depois de Monza, tive uma reunião com o Toto e com o Bono, meu engenheiro, que me explicaram o que não estava funcionando no que eu vinha fazendo e me ajudaram a entender como realizar um verdadeiro reset mental", contou.
Com a temporada encerrada, a Fórmula 1 entra agora no período de férias. Os carros voltam à pista entre os dias 26 e 30 de janeiro, em testes privados em Barcelona, antes das sessões oficiais de pré-temporada no Bahrein, programadas para 11 a 13 e 18 a 20 de fevereiro.