Como Max Verstappen conseguiu vencer o GP do Canadá?

Max Verstappen conseguiu vencer o GP do Canadá e abrir uma boa liderança no campeonato. Mas o que compôs esta vitória?

20 jun 2022 - 17h13
(atualizado às 22h22)
Verstappen consegue segurar Sainz e vence o GP do Canadá
Verstappen consegue segurar Sainz e vence o GP do Canadá
Foto: Red Bull Content Pool

Quando a F1 chegou ao Canadá, muita gente começou a se perguntar: de quantos segundos será a diferença de Max Verstappen ao vencer? Mais vozes neste sentido apareceram após o anúncio da implantação da Diretriz Técnica da FIA que valeria para este final de semana e foi suspensa (como falamos aqui) e das diversas punições que Charles Leclerc pagaria por conta da troca de peças do motor.

A vitória veio, mas com mais dificuldades do que o projetado. A Ferrari seguiu sendo a principal perseguidora, mas agora com Carlos Sainz, seu antigo companheiro de equipe na Toro Rosso. Mas foi um processo de construção. Senão, vejamos.

Publicidade

Na largada, Verstappen conseguiu um ótimo salto e assumiu a liderança, se livrando do risco “sem pressão” de Fernando Alonso, que até então fazia um ótimo final de semana com a Alpine, que se adaptou muito bem ao circuito Gilles Villeneuve.  Sainz teve que já começar a corrida forçando para se livrar de seu “mentor” Alonso. Isso deu uma certa tranquilidade ao holandês.

A entrada do Carro de Segurança Virtual na volta 9 (um excesso de zelo da Direção de Prova a meu ver) permitiu à Red Bull retrabalhara a estratégia. Os pneus médios estavam se desgastando mais rápido por conta da temperatura mais alta e da pista com menos borracha por conta das chuvas de sábado. Os taurinos trouxeram Verstappen para o box e colocaram os pneus duros.

Segundo as medições da própria Pirelli, a diferença entre os compostos não era tão grande. Sainz já vinha tirando diferença, mesmo sofrendo com questões de degradação. A intenção era justamente dar à Verstappen a possibilidade de se aproveitar posteriormente com pneus mais novos. O holandês voltou atrás de Alonso e logo se livrou, indo para cima de Sainz.

A Ferrari seguiu o figurino: a Pirelli previa uma janela entre as voltas 18 e 22 para a troca dos pneus e Sainz entrou na volta 19. Quando voltou à pista, estava 9,4s atrás de Verstappen. Aí os pneus mais novos do espanhol começaram a pagar dividendos: Sainz foi tirando a diferença aos poucos, cerca de 2 décimos por volta.... Da volta 21 a 42, quando Verstappen entrou no box, o espanhol foi mais rápido em 19 delas.

Publicidade
Comparativo Sainz x Verstappen no GP do Canadá. Na média, o espanhol foi mais rápido. Mas não foi o necessário para vencer
Foto: @F1Techy / Twitter

Nesta situação, uma troca a mais seria necessidade para ambos. A Red Bull chamou Verstappen para o box e foi uma boa troca. A diferença entre Sainz e o holandês ficou em 10,8s e foi caindo até 7,7s até a volta 49. Até que veio o Carro de Segurança pelo abandono de Yuki Tsunoda, o que agrupou o pelotão. Neste momento, a Ferrari chamou Sainz para a parada e calçou novos pneus duros e voltou atrás de Verstappen.

Nesta hora, muita gente perguntou: por que a Ferrari não colocou pneus médios para Sainz? Simples: não tinham mais jogos novos. O único jogo de pneus médios 0km disponíveis foi usado na largada. Colocar pneus macios não serviriam para chegar até o final da prova, pois a degradação era muito grande. Então, restou o jogo de pneus duros.

Não se pode negar que Sainz tentou. Mas aí apareceram os pontos fortes de Verstappen e Red Bull. Mesmo com o espanhol tendo pneus mais novos, Verstappen conseguiu se segurar na manha, pois a Ferrari estava mais rápida no geral. O holandês conseguia abrir de 2 a 3 décimos no primeiro setor da pista, o que compensava um pouco a velocidade de Sainz no segundo setor.

No grampo, veio o fator da abordagem de Verstappen para a tangencia da curva e o uso da bateria para a saída até chegar o ponto de medição do DRS. Junte isso ao arrasto do RB18 ser menor do que o do F1-75, a velocidade final ser um pouco maior e a Ferrari ter optado por colocar um aerofólio traseiro com maior carga aerodinâmica do que Leclerc, acabou garantindo a 26ª vitória de Verstappen na F1.

Publicidade

Se Leclerc estivesse ali no lugar de Sainz, seria a mesma coisa? Talvez. Mas teria uma probabilidade maior de ultrapassagem por conta de usar um aerofólio com menos carga (menos carga, mais velocidade) e por usar um motor mais novo (Sainz trocou a parte de combustão, enquanto Leclerc trocou quase tudo). Estes dois fatores dariam mais velocidade e poderiam dar mais ação.

Mas esta entra no campo das possibilidades. O fato é que Verstappen abriu mais diferença no campeonato, tendo 46 pontos em relação a Perez e 49 em relação a Leclerc. O jogo está em aberto ainda, mas Verstappen pode sim sonhar com mais força com o bicampeonato.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações