Gabriel Bortoleto não escondeu a ansiedade para voltar às pistas e já se prepara intensamente para sua segunda temporada na Fórmula 1. Mesmo durante o período de férias, o brasileiro revelou dificuldade em se desligar da rotina da equipe e afirmou que preferiria não ter tido férias de inverno.
"É só minha segunda temporada na Fórula 1. Se eu pudesse, nem teria férias de inverno. Foi legal passar um pouco de tempo com a família, claro. Mas após cinco dias em casa, já estava me sentindo meio inútil, longe da fábrica e do time. Só pensava: 'Quero voltar, quero começar de novo'", relatou o piloto em aspas trazidas pelo Grande Prêmio.
Bortoleto contou que tem passado boa parte do tempo em simuladores, buscando evoluir o desempenho antes do início oficial das atividades em pista: "Difícil dizer quantos dias passei no simulador em casa. Tivemos esse período de folga e desde que voltei, em 6 de janeiro, já fui para o simulador da equipe cinco dias, algo assim. Claro, também tivemos muitos outros eventos no meio disso".
Por fim, o brasileiro também destacou que tem aproveitado cada oportunidade para estar ao lado da equipe técnica, reforçando o compromisso com a evolução na categoria: "Até o momento, não parei muito em casa desde o retorno. Mas toda vez que tenho um tempo livre e posso ir para a fábrica trabalhar com a equipe, estou lá".
A Fórmula 1 segue em período de pausa, mas os carros voltam a acelerar entre os dias 26 e 30 de janeiro, em testes privados em Barcelona. Em seguida, as equipes participam de mais duas sessões oficiais de pré-temporada no Bahrein, entre 11 e 13 de fevereiro e de 18 a 20 de fevereiro, antes da abertura do campeonato.
A temporada de 2026 também marca uma mudança histórica para a equipe de Bortoleto. A Sauber, tradicional escuderia suíça, está sendo transformada na equipe oficial da Audi na Fórmula 1, em um projeto de fábrica que promete investimentos pesados e ambições de longo prazo.