Fórmula 2: Rafael Câmara é o mais rápido no segundo dia de testes

Brasileiro é o mais rápido do dia, e Invicta confirma forte ritmo de pré-temporada

18 fev 2026 - 18h51
Rafael Câmara durante os testes em Barcelona-Catalunya
Rafael Câmara durante os testes em Barcelona-Catalunya
Foto: Reprodução / F2

Nesta quarta-feira (18), foi realizado o segundo dia de testes de pré-temporada da Fórmula 2, no Circuito de Barcelona-Catalunya. Assim como na terça-feira, o dia começou com pista fria e voltas rápidas, e terminou com simulações de corrida e atividade mais moderada.

Durante a Manhã

Apesar das baixas temperaturas, as equipes focaram em simulações de classificação, utilizando principalmente os pneus macios. A atividade teve início movimentado e já contou com interrupções logo nos primeiros minutos. Tasanapol Inthraphuvasak (ART Grand Prix) provocou a primeira bandeira vermelha da sessão ao rodar. Depois, John Bennett (Trident) parou na pista, instantes antes de Gabriele Minì (MP Motorsport) também ficar na curva 12.

Publicidade

Apesar das interrupções, os tempos começaram a cair conforme a temperatura do asfalto subia. Dino Beganovic colocou a DAMS em primeiro no início, para depois Laurens van Hoepen (Trident) assumir a liderança momentaneamente. Minì e Oliver Goethe (MP Motorsport) também apareceram nas primeiras posições ao longo da sessão.

Entretanto, foi o brasileiro Rafael Câmara (Invicta Racing) que fez o melhor tempo do dia, registrando 1min23s630, seguido por Inthraphuvasak a apenas 0s018 de diferença. O top 5 foi completado por Alexander Dunne (Rodin Motorsport), John Bennett e Martinius Stenshorne (Rodin Motorsport), separados por apenas 0s067, evidenciando o alto nível de competitividade entre as equipes.

Na reta final, mais uma bandeira vermelha foi acionada após Noel León (Campos Racing) rodar na curva 9, porém a sessão ainda foi retomada para os 40 minutos finais, mas sem muitas mudanças na tabela.. Emerson Fittipaldi Jr. (AIX Racing) terminou as atividades na 19ª colocação.

Minutos após o encerramento da sessão matutina, foi confirmado que Alexander Dunne teve todos os seus tempos de volta deletados, pois seu carro estava abaixo do peso permitido. Com isso, todos os pilotos que haviam terminado atrás do irlandês ganharam uma posição.

Publicidade

Durante a Tarde

Ao contrário da sessão matutina, à tarde, as atividades começaram de forma mais lenta, com poucas equipes indo imediatamente à pista. Houve principalmente simulações de corrida e programas de longa duração.

Com o passar do tempo, a movimentação aumentou e a Invicta Racing voltou a assumir o protagonismo com seus dois pilotos. Rafael Câmara chegou a assumir a liderança inicialmente, mas logo foi superado pelo companheiro Joshua Dürksen, já com pneus macios, registrou 1min25s363, em dobradinha momentânea da equipe, reforçando o forte ritmo da manhã.

Entre os stints, várias equipes realizaram testes aerodinâmicos e práticas de largada, destacando que o foco principal da tarde estava nos ajustes para corrida. Então, o restante dos pilotos permaneceu com tempo significativamente mais alto que o de Dürksen.

Na última parte da sessão, dois pilotos causaram bandeiras vermelhas. Colton Herta (Hitech) saiu da pista na curva 4, e, nos minutos finais, Mari Boya (PREMA Racing) também ficou na brita no mesmo ponto do traçado, gerando a última paralisação do dia.

Publicidade

Com a bandeira quadriculada, Dürksen encerrou o dia como o mais rápido da tarde com grande margem para Câmara, que, mesmo tendo melhorado nos instantes finais da sessão, permaneceu a 1s7 acima do tempo do paraguaio, em segundo. Dunne, Fittipaldi Jr., Inthraphuvasak, Cian Shields (AIX Racing), Nicola Tsolov (Campos Racing), Minì, Herta e Van Hoepen completaram o top 10.

O terceiro dia de testes acontece nesta quinta-feira (19), sendo o último dia de preparações antes da abertura da temporada da Fórmula 2 em Melbourne, Austrália.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se