Gabriel Bortoleto deixou o GP da Emilia-Romagna frustrado com o resultado. Depois de largar em 14º, o brasileiro terminou apenas na 18ª posição — último entre os que completaram a prova — em uma corrida marcada por duas entradas de safety car e uma estratégia questionável da equipe Sauber, que o fez parar três vezes nos boxes.
Foi o único piloto a realizar três pit stops. Bortoleto explicou que ainda precisa entender a decisão da equipe e lamentou o azar com o momento das bandeiras amarelas.
— Tentei fazer as três paradas, mas preciso verificar o porquê disso. Perdemos muito tempo, e o ritmo com os pneus duros estava bom — afirmou.
A corrida marcou a estreia dos pneus ultramacios C6 da Pirelli, o que alterou significativamente as estratégias das equipes. Bortoleto largou com pneus médios e chegou a entrar na zona de pontuação após alguns abandonos, mas sua primeira parada precoce, na volta 12, o jogou para 19º. Mesmo com bom ritmo com pneus duros, o brasileiro foi chamado novamente durante um safety car virtual, e depois na entrada do carro de segurança completo, trocando para compostos médios usados.
— É fácil dizer agora que, se eu tivesse largado com pneus duros, talvez tivesse terminado nos pontos. Mas não dá para prever os safety cars — comentou.
Apesar do resultado, o piloto valorizou a performance do carro com pneus duros, e disse que a equipe mostrou ritmo competitivo em relação aos rivais.
Sem pontuar ainda na temporada, Bortoleto volta à pista no próximo fim de semana, no tradicional GP de Mônaco, entre os dias 23 e 25 de maio.