Anthony Hamilton planeja nova categoria com motores V10

Projeto liderado por Anthony Hamilton prevê carros V8 e V10 híbridos, foco total no talento dos pilotos e estreia prevista entre 2028 o 2029

8 jan 2026 - 23h15
Foto: Divulgação / Anthony Hamilton

Anthony Hamilton, pai de Lewis Hamilton, revelou um novo projeto de categoria de monopostos chamado HybridV10. A finalidade é unir motores V8 e V10 híbridos, focando no talento dos pilotos e em um formato de eventos mundiais, com estreia prevista entre 2028 e 2029. Com o trabalho sendo desenvolvido há meses, agora mais detalhes estão sendo divulgados através das redes sociais.

O projeto propõe duas classes de carros de corrida: uma com motores híbridos V8 e outra com V10 híbridos naturalmente aspirados. Ambas as classes priorizam som, desempenho e maior protagonismo do piloto. O grid poderá ter até 48 carros, divididos entre as duas classes. Os carros serão padronizados, com desenvolvimento controlado, para garantir que os pilotos possam correr com toda velocidade e dependência mínima de assistência.

Publicidade

Anthony Hamilton explicou que a proposta do projeto é devolver protagonismo a quem está dentro do carro. “Minha intenção é simplificar e voltar a focar no piloto”, afirmou ao The Race. Segundo ele, a ideia é eliminar interferências artificiais no desempenho, priorizando disputas mais diretas e naturais.

“Isso significa nada de gerenciamento artificial de desempenho, apenas corridas reais. Em última análise, quero corridas puras e autênticas, focadas no talento do piloto.”

Anthony Hamilton também busca uma seleção mais justa no grid. O pai do heptacampeão está criando uma Liga de Draft do Automobilismo, com o intuito de selecionar pilotos com o talento comprovado. Para se qualificar, os pilotos devem ter mais de 20 anos e ter uma “superlicença híbrida”, através da HWC (Hybrid World Commission).

Com essa licença, os pilotos terão suas habilidades reconhecidas em campeonatos profissionais, além de critérios adicionais como bom desempenho no simulador, conhecimento técnico, condicionamento físico, disciplina e comportamento profissional. A HWC também implementará um sistema para agentes de talentos licenciados, garantindo que os representantes dos pilotos sigam um código de conduta e obedeçam às regras de conflito de interesse.  Além disso, esse licenciamento visa proteger não apenas os pilotos, mas também suas famílias.

Já os eventos, a proposta inicial prevê em média 12 eventos da modalidade. Para evitar conflitos com outros eventos automobilísticos, os eventos da Hybrid10 terão que ser agendados com certa antecedência. A ideia é realizar os eventos em locais com padrão FIA Grau 1 e em pistas de grande destaque e conhecidas pelo público.

Publicidade

Os eventos teriam duração de três dias, começando na sexta-feira e terminando no domingo. As sextas-feiras seriam dedicadas às mostras tecnológicas e inovação, enquanto os sábados seriam reservados para as corridas de motores V8. Os domingos seriam o dia principal para os motores V10. Além disso, Hamilton deseja que o calendário siga uma lógica geográfica, minimizando viagens desnecessárias. O “Circuito Geológico” seguiria uma única direção: Oriente Médio, Ásia, Europa, África, Américas e Austrália.

O projeto de Anthony Hamilton ainda está em fase inicial. Os próximos passos serão atrair potenciais proprietários de equipes, fabricantes, universidades e parceiros, além de aumentar o número de membros fundadores. Caso obtenha sucesso, o projeto começa seus primeiros testes a partir do próximo ano.

Hamilton também destacou que a decisão de tornar o projeto público desde já foi pensada para envolver diretamente o público no seu desenvolvimento.

“Eu poderia ter tentado manter isso em segredo pelos próximos dois anos e depois anunciar, mas o que mais importa para mim é garantir que isso seja algo que os fãs realmente queiram acompanhar”, explicou.

Segundo ele, o apoio já existe nos bastidores, mas a prioridade é construir a categoria em conjunto com quem ama o esporte.

“Os investidores estão entusiasmados. Eu estou entusiasmado. Quero construir isso com os fãs. Se eles acreditarem no que estamos fazendo e se interessarem desde o início, então faremos acontecer juntos.”

 

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se