Shliajtin é reeleito presidente da Federação Russa de Atletismo

9 dez 2016 - 10h35

O presidente da Federação Russa de Atletismo (FRA), Dmitri Shliajtin, foi reeleito para mais um mandato nesta sexta-feira ao derrotar no segundo turno o ex-atleta e campeão olímpico de salto em altura Andrei Silnov.

Shliajtin, o grande favorito à vitória, conseguiu 36 votos, cinco a mais que o rival, que tinha denunciado nesta semana uma possível fraude nas eleições.

Publicidade

O terceiro candidato, Mikhail Butov, secretário-geral da FRA, foi eliminado ainda no primeiro turno, enquanto a recém-aposentada bicampeã olímpica de salto com vara Yelena Isinbayeva desistiu da candidatura na última hora.

Às vésperas das eleições, Silnov denunciou "pressões administrativas" para que os dirigentes votassem a favor do atual presidente e também questionou a decisão de realizar as eleições a portas fechadas.

"Para que necessitamos esse sigilo? Os estrangeiros questionam se a Rússia quer esconder algo de novo. Não descarto que haja fraude. A apuração de votos deve ser pública, mas não querem fazer assim", ressaltou.

As eleições coincidiram nesta sexta-feira com a apresentação da segunda parte do relatório McLaren sobre o doping de Estado na Rússia, que calculou em mais de mil o número de atletas envolvidos em doping, o que incluiria o Mundial de Atletismo disputado em Moscou em 2013.

Publicidade

Shliajtin assumiu o cargo em janeiro deste ano em substituição do ex-líder do atletismo russo, Valentin Balakhnichev, que foi banido por fazer vista grossa ao doping sistemático.

Desde então, profundas reformas foram feitas na federação para que a IAAF devolva a licença e os atletas russos possam participar de competições internacionais, mas por enquanto foram insuficientes.

O Conselho Diretor da IAAF decidiu na semana passada manter a suspensão da FRA, mas os atletas russos poderão competir a título individual se forem submetidos a controles de doping independentes.

O britânico Sebastian Coe, presidente da IAAF, confirmou que a Rússia não poderá participar do Campeonato Europeu de Atletismo em Pista Coberta que será disputado em Belgrado, na Sérvia, em fevereiro.

Publicidade
  
Fique por dentro das principais notícias de Esportes
Ativar notificações