CBF muda o Brasileirão; confira os jogos do Athletico

Calendário do Furacão muda de um retorno "caseiro" para dois jogos em quatro dias com uma longa viagem no meio

22 mai 2024 - 08h18

A Confederação Brasileira de Futebol decidiu mexer no Brasileirão - e isto afeta o Athletico diretamente. Em nota oficial divulgada na noite desta terça-feira (21), a CBF confirmou a retomada do Campeonato Brasileiro para o dia 1º de junho, mas com uma sequência de jogos diferente da esperada. Assim, o Furacão terá um retorno puxado, diferente do que esperava a comissão técnica comandada por Cuca.

A entidade decidiu retomar a competição de onde ela havia parado. Portanto, em vez de seguir a tabela original, a CBF remarcou a sétima rodada para os dias 1º e 2 de junho. Para o Athletico, uma alteração profunda. De atuar em casa diante do Flamengo, o Furacão passará a encarar o Fortaleza, no dia 2 de junho, um domingo, às 18h30, no Castelão. Desta forma, o Rubro-Negro terá o jogo que decide o primeiro lugar do grupo E da Copa Sul-Americana na quinta, dia 30 de maio, diante do Sportivo Ameliano, e logo terá que seguir para o Ceará.

Publicidade

Mas apesar da parada, a CBF não vai utilizar a próxima Data Fifa para acertar o calendário. O que faz com que o Brasileirão seja retomado e pare outra vez depois de apenas uma rodada. O Athletico voltará a campo na oitava rodada apenas no dia 13 de junho, uma quinta-feira, às 20h, contra o Criciúma, na Ligga Arena. E depois terá o Flamengo no dia 16, domingo, às 16h, também na Baixada. Confira a tabela completa no final da matéria.

Gaúchos e o Athletico na Copa do Brasil

A CBF também confirmou que o jogo Grêmio x Bragantino, que marca o retorno do Brasileirão, no dia 1º de junho, às 16h, será no Couto Pereira. O time gaúcho portanto jogará três partidas em dez dias no estádio do Coritiba. Primeiro no dia 29 contra o The Strongest, pela Libertadores, depois diante do time paulista, e no dia 8 de junho diante do Estudiantes. O Internacional decidiu mandar seu próximo jogo em casa no Campeonato Brasileiro em Criciúma, e o Juventude poderá usar o estádio Alfredo Jaconi.

Já sobre a Copa do Brasil, ainda nenhuma definição sobre a partida da volta entre Athletico x Ypiranga. Não será surpresa se esta partida for marcada para o período da Data Fifa. A brecha nem é tão difícil de ser encontrada. O time de Erechim volta a jogar a Série C no dia 1º, e depois disso só retorna a campo no dia 10 de junho. Sem jogos no período, o Furacão poderia enfrentar os gaúchos no dia 6, uma quinta-feira, na Arena.

Sem rebaixamento?

Com o retorno do Brasileirão definido, a reunião do Conselho Técnico da competição, na próxima segunda-feira (27), na sede da CBF, no Rio de Janeiro, deve tratar de um assunto polêmico: a suspensão do rebaixamento na Série A. A ideia já era tratada nos bastidores, mas foi aberta publicamente pelo técnico Renato Portaluppi, do Grêmio, em entrevista ao SporTV, na última segunda (20). Com isso, a primeira divisão no ano que vem teria 24 clubes, sem alteração nas outras séries.

Publicidade

Mas, para isto acontecer, seria preciso encaixar 46 datas em um calendário já estrangulado pelos estaduais e pela participação de Flamengo, Palmeiras e Fluminense no novo Mundial de Clubes, na metade de 2025. A única solução seria a redução drástica dos campeonatos regionais, o que não agrada às federações, base de sustentação do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Confira a nova tabela do Brasileirão

20240521211936_613 Baixar
Fernandinho e Cuello se divertindo no CT. O camisa 5 do Athletico está suspenso para a partida do dia 2 de junho contra o Fortaleza.
Fernandinho e Cuello se divertindo no CT. O camisa 5 do Athletico está suspenso para a partida do dia 2 de junho contra o Fortaleza.
Foto: José Tramontin/CAP / Banda B
Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações